Encenação: um espaço possível para a aprendizagem do espectador

Autores/as

  • Marcelo Soler

Palabras clave:

teatro documentário, recepção teatral, pedagogia do espectador, pedagogia do teatro, mediação cultural

Resumen

O artigo inicia-se com a observação de que grande parte dos espectadores toma as convenções do chamado teatro burguês como aquelas imprescindíveis para que o teatro propriamente dito possa existir. Em seguida, levanta ações presentes em uma das encenações da Cia. Teatro Documentário para exemplificar como atualmente na capital paulista grupos teatrais desfavoráveis à mercantilização da arte propõem, dentro da própria cena, procedimentos artísticos e pedagógicos que, de alguma maneira, mobilizam o espectador para a aventura de uma produção na contramão de muitos códigos pilares do teatro burguês, configurando-se, inclusive, em estratégias para a formação de público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Soler

Membro fundador da Companhia Teatro Documentário na qual atua como diretor, dramaturgo e pedagogo do teatro. Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição, onde, atualmente, desenvolve uma pesquisa de doutorado que se propõe a comparar três processos em teatro documentário de grupos de diferentes países. Em 2010, publicou pela Editora HUCITEC o livro Teatro Documentário: a pedagogia da não ficção, a partir da dissertação de mestrado apresentada no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e orientada pela Profa. Dra. Maria Lucia Pupo. Fazem também parte da Companhia Teatro Documentário Elaine Grava, Gustavo Idelbrando, Natalia Lemos e Márcio Rossi.

Publicado

2013-05-13

Cómo citar

Soler, M. (2013). Encenação: um espaço possível para a aprendizagem do espectador. Revista Trama Interdisciplinar, 4(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5544

Número

Sección

Dossiê