Encenação: um espaço possível para a aprendizagem do espectador
Palabras clave:
teatro documentário, recepção teatral, pedagogia do espectador, pedagogia do teatro, mediação culturalResumen
O artigo inicia-se com a observação de que grande parte dos espectadores toma as convenções do chamado teatro burguês como aquelas imprescindíveis para que o teatro propriamente dito possa existir. Em seguida, levanta ações presentes em uma das encenações da Cia. Teatro Documentário para exemplificar como atualmente na capital paulista grupos teatrais desfavoráveis à mercantilização da arte propõem, dentro da própria cena, procedimentos artísticos e pedagógicos que, de alguma maneira, mobilizam o espectador para a aventura de uma produção na contramão de muitos códigos pilares do teatro burguês, configurando-se, inclusive, em estratégias para a formação de público.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-05-13
Cómo citar
Soler, M. (2013). Encenação: um espaço possível para a aprendizagem do espectador. Revista Trama Interdisciplinar, 4(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5544
Número
Sección
Dossiê
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.