M, de memória

Autores/as

  • Francisco Noronha Universidade do Porto (Portugal)

Palabras clave:

cinema, expressionismo alemão, totalitarismo, nazismo, “Big Brother”.

Resumen

Neste artigo, debruço-me sobre o filme M (1931), de Fritz Lang, um marco da estética expressionista alemã, cujo tom profético é, ainda hoje, assinalado por todos. Na verdade, antecipando o regime totalitário nazista, M é um estudo profundo sobre um modo de controle social, próprio das grandes ditaduras, que marcaram o século XX, bem como uma análise psicológica do que esses sistemas inculcaram nos indivíduos. Paralelamente, dou também conta da importância dos recursos cinematográficos para a construção da cidade que serve de pano de fundo a M, e cuja atmosfera funciona como condicionador do modo de vida da população que a habita. Por fim, interrogo-me sobre as eventuais ressonâncias do estudo de Lang nas nossas sociedades pós-modernas, dando como exemplos, a esse propósito, o incremento da vídeo-vigilância e a predominância dos reality shows.

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Biografía del autor/a

Francisco Noronha, Universidade do Porto (Portugal)

Mestrando na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Portugal), nas áreas do Direito Administrativo, Direito do Urbanismo e Direito do Ambiente.

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Noronha, F. (2013). M, de memória. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5430

Número

Sección

Artigos