Concepções e práticas de artistas plásticos professores universitários
Palabras clave:
artistas professores, ensino de artes plásticas, concepções e práticas de artistas professores, ensino superior, produção artística.Resumen
Neste artigo, discuto o trabalho de artistas plásticos que são professores universitários. O texto se refere a uma pesquisa realizada entre 1990 e 1992 que objetivou conhecer as concepções e práticas de artistas plásticos acerca da arte, do fazer artístico, de sua prática docente e de suas relações com as instituições de ensino superior. O referencial teórico incluiu obras sobre literatura, filosofia, sociologia, história, arte e educação. Os dados da pesquisa são os relatos de 27 artistas-professores, concedidos mediante entrevistas semi-orientadas que expõem a diversidade de experiências vividas no cotidiano de trabalho em instituições de ensino superior e as percepções que têm de tais experiências. Os relatos expõem as contradições e os conflitos que permeiam a atuação do artista plástico na instituição de ensino superior, e que ainda hoje permanecem atuais: a natureza da pesquisa em arte, a carreira docente e a avaliação da produção artística, a burocratização e precariedade das condições materiais de trabalho. Por opção teórica, o estudo não chega a conclusões definitivas; antes, apresenta-se como interpretação possível das relações entre sociedade, produção artística e reflexão sobre arte em uma instituição universitária, e indica que os modelos teóricos são insuficientes para explicar uma realidade fragmentada e múltipla.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.