Cognição, cultura e consumo: a "Coca-Cola Azul" do festival de Parintins em suas relações globais e locais ou macroscópicas e microscópicas

Autores/as

  • José Maurício da Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Palabras clave:

publicidade, corpo, comunicação, imitação, meme.

Resumen

No contexto das relações entre global e local, em que diferentes informações são cruzadas por complexos processos de mediação, este trabalho propõe uma análise da inserção da marca Coca-Cola no evento “Boi-Bumbá” na cidade amazonense de Parintins. Nesse evento, a Coca-Cola transformou sua tradicional cor vermelha em azul, com o objetivo de dialogar diretamente com a cultura local e promover o consumo de seu produto. Sendo assim, a pergunta que este trabalho estabelece é: “Como o processo de relação entre os diferentes ambientes e suas mediações culturais seleciona diferentes estratégias comunicativas que visam dar visibilidade às informações oriundas de outros ambientes midiáticos?”. O trabalho argumenta que os processos comunicativos têm início no corpo, em seus níveis macro e microscópicos, e que a ideia de transmissão das informações corporais pode ser entendida pelo conceito de meme, elaborado por Dawkins (2006), contribuindo para a discussão sobre questões que dizem respeito à construção das fronteiras políticas existentes em nosso mundo contemporâneo, até mesmo no que diz respeito aos diversos territórios por onde transitam as marcas e seus produtos.

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Publicado

2012-11-29

Cómo citar

Silva, J. M. da. (2012). Cognição, cultura e consumo: a "Coca-Cola Azul" do festival de Parintins em suas relações globais e locais ou macroscópicas e microscópicas. Revista Trama Interdisciplinar, 3(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5016

Número

Sección

Artigos