Arthur Ramos e a "creança problema" na escola pública dos anos 1930

Autores/as

  • Ana Paula Ferreira da Silva Mackenzie

Palabras clave:

Arthur Ramos, criança-problema, movimento higienista, aluno, adaptação escolar

Resumen

A proposta deste artigo é resgatar alguns elementos da constituição histórica de nossa escola pública, especialmente das primeiras décadas do século XX, relacionados à necessidade de identificar e diferenciar os alunos que não se adaptavam à escola, bem como de explicar tal inadequação a fatores externos ao sistema de ensino. Para tanto, são apresentados trechos de três obras de Arthur Ramos, publicadas nos anos 1930, que indicam a ação do movimento higienista, bem como o cotidiano de crianças que frequentaram a escola nesse período, com o propósito de analisar tanto os aspectos que a escola utilizava para identificar os alunos que não se adaptavam às suas regras quanto as condições de vida daqueles que tiveram acesso à escola pública da capital federal.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Ferreira da Silva, Mackenzie

 

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Publicado

2012-05-25

Cómo citar

da Silva, A. P. F. (2012). Arthur Ramos e a "creança problema" na escola pública dos anos 1930. Revista Trama Interdisciplinar, 2(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/4419

Número

Sección

Dossiê