T@dos na foto: meninos e meninas fotografam o cotidiano no assentamento Dom Tomás Balduíno

Autores/as

  • Marcia Gobbi Universidade de São Paulo
  • Daniela Finco Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palabras clave:

Sociologia da imagem, crianças, fotografia, sociologia da infância, arte e infância

Resumen

Este artigo busca apresentar meninos e meninas com até 6 anos de idade moradores do assentamento Dom Tomás Balduíno, Regional Grande São Paulo, como autores de suas fotografias. Resultando de processos de investigação bastante inventivos, as crianças permitem-nos aprender com elas sobre seus modos de ver e organizar mundos a partir e com as imagens. Apresentam-se aqui algumas das fotografias tiradas, entre as três mil que compõem a pesquisa realizada no assentamento, como convite ao olhar e a pesquisas em que as sociologias da imagem e da infância possam estabelecer conversas, promovendo debates sobre as crianças e constituindo conhecimentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcia Gobbi, Universidade de São Paulo

Doutora e mestra em Ciências Sociais e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Universidade de São Paulo (USP).

Daniela Finco, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutora e mestra em Ciências Sociais e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

2012-05-25

Cómo citar

Gobbi, M., & Finco, D. (2012). T@dos na foto: meninos e meninas fotografam o cotidiano no assentamento Dom Tomás Balduíno. Revista Trama Interdisciplinar, 2(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/4418

Número

Sección

Dossiê