Governando professores, reformando o ensino: o autoritarismo da década de 1930 na educação paulista
Resumen
O artigo discute o papel das revistas de educação publicadas pela Diretoria da Instrução Pública de São Paulo, de 1930 a 1933, na construção de um sistema de educação centralizador e autoritário. Situando a escola como instituição historicamente produzida, procuro problematizá-la a partir do estudo dessas revistas que então circulavam em São Paulo, tomando-as como prática discursiva de construção e legitimação da reforma do ensino do qual era parte. Desse modo, procuro destacá-las como um dos dispositivos de governo de professores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-12-21
Cómo citar
Mate, C. H. (2011). Governando professores, reformando o ensino: o autoritarismo da década de 1930 na educação paulista. Revista Trama Interdisciplinar, 2(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3967
Número
Sección
Dossiê
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.