Xilogravura - o sertão do nosso olhar

Autores/as

  • Fernando Chui De Menezes Universidade Estadua de São Paulo

Resumen

O presente artigo pretende discutir a importância da xilogravura do cordel na formação do imaginário predominante até hoje no sertão do Nordeste brasileiro. Inicia com uma busca de uma compreensão da própria cultura do cordel, como meio estético que envolve a literatura (versos), a música (repentistas e cantadores violeiros) e as artes visuais (xilogravura), e propõe a ideia de que o sertão tem uma de suas expressões mais importantes e centrais precisamente na construção do conceito do sertão e do sertanejo, desenvolvida pelas gravuras das capas dos folhetos de cordel. Por meio da reflexão sobre os processos sociais e de desenvolvimento artístico, assim como de considerações sobre aspectos ideológicos da cultura cordelista, o artigo argumenta no sentido de que essas capas xilográfi cas tiveram um papel estrutural na composição do ideal estético sertanejo, o que também contribuiu para a formação da persistente imagem popular do sertão, assimilada e disseminada tanto pelo senso comum como por artistas modernistas.

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Publicado

2010-04-15

Cómo citar

De Menezes, F. C. (2010). Xilogravura - o sertão do nosso olhar. Revista Trama Interdisciplinar, 1(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/2151

Número

Sección

Artigos