O registro documental de “Ka Mimbangu: a cena moçambicana entre tradição e contemporaneidade”
Palabras clave:
Documentário; cinema negro, Moçambique, Teatro, Dança.Resumen
Por muito tempo a história da humanidade teve como centro a Europa e as civilizações ocidentais. Os saberes de diversas áreas tais como teatro, dança, história, ciência, política, sociologia, economia, artes plásticas, música, arquitetura entre tantos outros, tinham como foco de estudo e como principais, ou quiçá, únicas referências, as trajetórias e desenvolvimentos históricos europeus. Com o considerar das narrativas de povos africanos, latino-americanos, asiáticos e grupos até então silenciados, a noção da compreensão de história geral e do lugar da Europa no mundo transformou-se. Com isso mudanças metodológicas ocorreram incluindo história oral, arqueologia, etnologia, linguística histórica e antropologia.
Se perguntarmos a alguém se já viu produções artísticas e cinematográficas norte-americanas, a resposta será provavelmente sim. O mesmo acontece se a questão for colocada sobre obras francesas, inglesas ou espanholas. Se o foco estiver nas produções moçambicanas, é bem provável que as respostas sejam diferentes. Quais os alcances internacionais das produções de teatro, dança e cinema moçambicano?
O presente artigo visa discorrer sobre o registro documental das artes da cena moçambicana realizado no longa-metragem ‘Ka Mimbangu - A cena moçambicana entre tradição e contemporaneidade’. O documentário apresenta a partir do relato de diversos artistas moçambicanos um panorama histórico do teatro e dança na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Traz à tona as discussões e debates inseridos nas produções atuais da cidade que conta com forte efervescência cultural.
O documentário evidencia a ausência de um acervo escrito ou de uma biografia capaz de narrar de forma sistematizada a história das artes da cena em Moçambique, mas isso não significa ausência de conhecimento e nem de falta de uma história do teatro e dança. Esta ausência enfatiza o papel da oralidade no percurso das artes da cena em Moçambique e em várias outras partes do continente africano. Desta forma o documentário abre espaço para pesquisas que combinam a oralidade como documento e o registo visual.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mariana Conde Rhormens Lopes, Marcial Macome
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.