Reflexões sobre a afetividade nas interações entre professor(a) e criança na educação infantil

Autores/as

  • Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi UFSCar Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba
  • Marina Augusta de Jesus Silva Brasil

Palabras clave:

afetividade; interação professor-criança; educação infantil; pedagogia; escuta.

Resumen

O artigo analisa a presença da afetividade nas relações interpessoais entre professor(a), bebês e crianças pequenas. Nasceu de uma pesquisa realizada em nível de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Licenciatura em Pedagogia, sendo de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, associado a um estudo de campo. Durante a realização de três estágios em creches, no período de janeiro de 2017 a março de 2020, foram feitas observações de interações entre professores(as) e crianças na Educação Infantil, as quais provocaram inquietações diretamente relacionadas ao campo da afetividade. Como principal suporte teórico para compreender a afetividade foram adotados os conceitos de Henri Wallon (1971, 1989, 2007, 2008), sendo estabelecidos cruzamentos com outras pesquisas que investigam o assunto. O tema é abordado de forma condizente às concepções basilares das pedagogias participativas (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2007), as quais nutrem a construção de laços afetivos por meio do diálogo e da escuta sensível, exercitam modos de ver o mundo desde o ponto de vista das crianças, que são respeitadas como ativas, competentes e com direito de co-definir os itinerários educativos. Por meio das análises das observações de campo, o texto revela dificuldades enfrentadas na construção de práticas pedagógicas democráticas e respeitosas com a diversidade dos modos de ser e de viver de cada criança. Foi observada nas creches uma multiplicidade de conflitos e de maneiras de resolvê-los, percebendo que não existe uma fórmula para resolução de problemas, sendo essencial a compreensão, a escuta sensível, o olhar respeitoso e permitir-se ser afetado(a) pela criança para que seja possível auxiliá-la genuinamente em suas necessidades. Verificou-se ser impres­cindível existir tempo/espaço fecundo na formação de professores(as) de Educação Infantil para o estudo da afetividade, para que se compreenda sua complexidade ao permear tanto a constituição da pessoa humana quanto os processos de construção de conhecimento. Sugere-se que isso seja feito por meio de uma mescla de abordagem de conceitos e teorias sobre o tema, com o re-adentrar a escola, enquanto profissionais em formação, debater sobre acontecimentos de outros coti­dianos educativo-pedagógicos, assim como aconteceu na vivência de estágio e na construção do TCC aqui relatada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, UFSCar Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação com opção em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Doutora em Educação com opção em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação, área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação. Pesquisadora e líder do GIAPE Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais, na UFSCar campus Sorocaba. Pesquisadora e vice-líder do GPAP Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia, liderado pela Profª. Drª. Mirian Celeste Martins, no Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo. Pesquisadora do CIEI Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP, liderado por Profª. Drª. Tizuko Morchida Kishimoto e Profª. Drª. Mônica Appezzato Pinazza. Membro da FAEB Federação de Arte Educadores do Brasil e do FPEI Fórum Paulista de Educação Infantil.

Citas

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Educação, 1(1), 2010, p. 39 - 52. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1602/897 Acesso em: 05. mar. 2020
BASTOS. Alice Beatriz B. Izique. A construção da pessoa em Wallon e a constituição do sujeito em Lacan. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2003.
BORBA, Valdinéa Rodrigues de Souza. A expressão da afetividade na Educação Infantil: Concepções de algumas docentes. Nucleus, Ituverava, v. 5, n. 1, apr. 2008. Disponível em: <http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/61>. Acesso em: 21 maio 2020.
AUTOR,xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx2021. Disponível em: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Acesso em: 20 nov 2021.
BUSSAB, Vera Silvia Raad; PEDROSA, Maria Isabel; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Encontros com o outro: empatia e intersubjetividade no primeiro ano de vida. Psicologia USP, São Paulo, vol.18, n. 2, Jun 2007, p. 99-133. Disponível em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/psicousp/v18n2/v18n2a07.pdf DOI: 10.1590/s0103-65642007000200007. Acesso em: 13.nov. 2019.
CACHEFFO, Viviane Aparecida Ferreira Favareto; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Afetividade nas práticas educativas da educação infantil. Nuances: Estudos Sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. esp. 1, p. 17-33, jan. 2015. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2814 Acesso em: 21 set 2020.
DANTAS, Heloysa. In: A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. La Taille, Yves; Oliveira, Marta Kohl de; Dantas, Heloysa. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão [recurso eletrônico]. São Paulo: Summus, 28ª edição, 2019, trecho 6 ebook.
DIAS, Adelaide Alves; MEDEIROS, Maria Fabrícia de. Análise da construção da autonomia infantil: interações entre crianças e professoras na educação infantil. Psicologia da Educação: Revista do Programa de Estudos de Pós-Graduados em Psicologia da Educação, São Paulo, n. 51, jan./jun. 2020, p. 116-126. Disponível em: file:///E:/Downloads/51428-Texto%20do%20artigo-152088-1-10-20201116.pdf Acesso em 12 Jan 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 143 p.
GALVÃO, Maria Izabel. Apresentação da tradução brasileira. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. VII-XIII.
GOMES, Claudia Aparecida Valderramas; MELLO, Suely Amaral. Educação escolar e constituição do afetivo: algumas considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v.28, n.2, p. 677-694, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p677 Acesso em: 14 nov 2021.
LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão [recurso eletrônico]. São Paulo: Summus, 28ª edição, 2019.
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Formação corporal de professoras de bebês: contribuições da Pedagogia do Teatro. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21072011-103922/pt-br.php. Acesso em: 10 abr. 2021.
LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Docentes da primeira infância: condições de vida, de trabalho e de formação profissional. In: Anais XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, UNICAMP, Campinas, S.P., julho/2012.
MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da educação, São Paulo , n. 20, p. 11-30, jun. 2005 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752005000100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 nov. 2021.
MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia de Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MATTOS, Amana Rocha et al. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 18, n. 2, p. 369-377, jun. 2013 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000200024&lng=pt&nrm=iso. Acesso: em 20 maio 2020.
MOITOSO, Gisele S.; CASAGRANDE, Cledes Antônio. A gênese e o desenvolvimento da empatia: fatores formativos implicados. Educação Por Escrito, v. 8, n. 2, p. 209-224, 31 dez. 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/28515 Acesso em: 14. Jan. 2020.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: Oliveira-Formosinho, Julia; Kishimoto, Tizuko Morchida; Pinazza, Mônica Apezzato (orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 13-36.
OLIVEIRA, Rosmari Pereira de. Tocar e Trocar... O Corpo, o Afeto, a Aprendizagem: uma experiência de Formação Continuada em um Centro de Educação Infantil. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 17, n. 15, p. 91-110, Dec. 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542009000200007&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 21 maio 2020.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. É preciso manter as orelhas verdes: o silêncio e a escuta na educação. In: Martins, Mirian Celeste; Bonci, Estela Bonci; Momoli, Daniel Momoli (orgs.). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018, p. 48-64.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; FERREIRA, Luciana. PREZOTTO, Marissol. Educação sensível: formação e experiência na docência. In: Seminário Fala Outra Escola, 7., 2015, Campinas. Ebook. Campinas: FE/UNICAMP, 2015. p. 157-168. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/7falaoutraescola/arquivos/ebook.pdf Acesso em 04 maio 2021.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; MAIA, Marta Nidia Varella Gomes. Nas veredas do estágio docente: (re)apredner a olhar. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 22, dez/2019, p. 1-14. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13935 Acesso em: 22 dez 2020.
PIMENTA, Selma Garrido Pimenta; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 3, n. 3 e 4, p. 5–24, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 28 nov. 2021.
VIECILI, Juliane; MEDEIROS, José Gonçalves. A coerção e suas implicações na relação professor-aluno. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 7, n. 2, p. 229-238, dez. 2002 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712002000200012&lng=pt&nrm=iso Acesso em 20 maio 2020
VIEIRA, Analúcia de Morais. Autoridade e autonomia: uma relação entre a criança e a família no contexto infantil. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, n. 5, 25 maio 2009. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2068 Acesso em: 20 maio 2020.
WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.
WALLON, Henri. Origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1989.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2008.

Publicado

2022-06-24

Cómo citar

Salgado dos Santos Lombardi, L. M., & de Jesus Silva Brasil, M. A. . (2022). Reflexões sobre a afetividade nas interações entre professor(a) e criança na educação infantil. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 160–177. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15002