Donald Trump X hallyu: o ativismo dos fãs de K-pop nas redes sociais
K-Pop fan activism on social media
Palabras clave:
Coreia do Sul; Donald Trump; ativismo; redes sociais; discursoResumen
O trabalho traz a análise da influência dos artistas da Hallyu, ou Onda Coreana, sobre seus fãs, de forma acessível, por conta do universo digital, e as reações transformadoras que estes discursos geram, não apenas como consumidores, mas principalmente ativistas de causas que identificam com as ações de seus ídolos. Exemplificaremos com o caso de fracasso do comício de Donald Trump em junho de 2020, resultado de uma estratégia de boicote dos fandoms americanos.
Descargas
Citas
MASSUMI, Brian. 99 Teses para uma Revaloração do Valor - um manifesto pós-capitalista. University of Minessota Press. EUA, 2018.
PRADO, José Luiz Aidar. Da captura pulsional ao acontecimento de corpo. Belo Horizonte: editora da UFMG, 2020, v. , p. 50-70.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003
K-POP EVOLUTION. Banger Films; YouTube Originals. 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/channel/UCqVDpXKLmKeBU_yyt_QkItQ>. Acesso 30 março 2021.
LEE, Hyunji. A 'real' fantasy: hyridity, Korean drama, and pop cosmopolitans. 2017. Media Culture & Society. Disponível em:< https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/journals-permissions>. Acesso em 29 março 2021.
MARINESCU, Valentina. The Global Impact of South Korean Popular Culture. United States of America: Lexington Books. 2014. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=aXutBAAAQBAJ&pg=PA152&dq=cultura+hallyu&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjF8MbPkMTfAhVChpAKHTA0BnsQ6AEILzAB#v=onepage&q=cultura%20hallyu&f=false>. Acesso em 10 março de 2019.
SOUZA, M. A. Vinhas. Os novos fluxos midiáticos da cultura pop coreana. Galaxia (São Paulo online), nº 29, p.197-300, jun.2015. disponível em: <https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/21153>. Acesso em 14 fevereiro de 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.