Diversidade e pertencimento: uma leitura a partir de curtas-metragens de animação

Autores/as

  • Alexsandro Santana Universidade Nove de Julho
  • Mariangelica Arone
  • Cleide Rita Silvério de Almeida

Palabras clave:

Filmes, Diversidade, Pertencimento, Ética, Pensamento complexo.

Resumen

Este artigo trata da diversidade e do pertencimento vividos em várias situações e contextos presentes em nosso cotidiano. De abordagem qualitativa, apoia-se em fontes de natureza bibliográfica e documental, a partir de quatro curtas metragens de animação, utilizando como base teórica o pensamento complexo de Edgar Morin, com destaque para a ética da compreensão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

CUERDAS. Direção: Pedro Solís Garcia. Produção: Nicolás Matji. Direção artística: J. J. García Galocha. [Madrid]: La Fiesta Producciones Cinematográficas, 2014. Curta-metragem de animação, 10m 52s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OrGEjSn1v8Y>. Acesso em: 2 mar. 2019.

DENIS, Sébastien. O cinema de animação. Lisboa: Texto & Grafia, 2007.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

IN A HEARTBEAT. Direção: Beth David e Esteban Bravo. Produção: Beth David, Esteban Bravo. Sarasota, FL: Ringling Colleg of Art + Design, 2017. Curta-metragem de animação, 4m4s.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2REkk9SCRn0>. Acesso em: 2 mar. 2019.

MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

______. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

______. Fronteiras 10 anos: Edgar Morin. [s. l.], 3 set. 2016. Disponível em: <https://www.fronteiras.com/artigos/edgar-morin-a-perda-do-futuro-e-a-necessidade-de-identidade>. Acesso em: 17 abr. 2019.

______. O Método 5: a humanidade da humanidade – a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2007a.

______. O Método 6: ética. Porto Alegre: Sulina, 2007b.

______. Meus demônios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000a.

______. Meus filósofos. Porto Alegre: Sulinas, 2013a.

______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000b.

______. A via: para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013b.

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.

MORIN, Edgar; KAREH TAGER, Djénane. Meu caminho: entrevistas com Djénane Kareh Tager. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial de Educação Especial, 7-10 jun 1994, Salamanca. Salamanca: Unesco, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 14 maio 2019.

PURL. Direção: Kristen Lester. Produção: Gillian Libbert-Duncan, Lindsey Collins. Emeryville, CA: Pixar Animation Studios, 2019. Curta-metragem de animação, 8m43s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=B6uuIHpFkuo>. Acesso em: 2 mar. 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. (Reinventar a Emancipação Social: para Novos Manifestos, v. 3).

SANTOS, Lulu. Tempos modernos. In: SANTOS, Lulu. Lulu Santos: tempos modernos. São Paulo: Warner Music Brasil, 1982. 1 CD. Faixa 1, 4m 17s.

SEIDENTHAL, Eduardo. Cuerdas: 11 minutos para celebrar a diversidade. São Paulo: Rede Ubuntu de EUpreendedorismo. Disponível em: <https://www.redeubuntu.com.br/index.php/blog/cordas-11-minutos-para-celebrar-solidariedade>. Acesso em: 16 abr. 2019.

THE PRESENT. Direção e animação: Jacob Frey. Produção: Anna Matacz. Ludwigsburg: Filmakademie Baden-Wuerttemberg, 2014. Curta-metragem de animação, 4m18s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WjqiU5FgsYc>. Acesso em: 2 mar. 2019.

Publicado

2020-10-30

Cómo citar

Santana, A., Arone, M. ., & Rita Silvério de Almeida, C. (2020). Diversidade e pertencimento: uma leitura a partir de curtas-metragens de animação. Revista Trama Interdisciplinar, 10(2), 202–218. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13105