Pedagogia e diversidade cultural: novos tempos, novos rumos
Palabras clave:
Diversidade Cultural, Pedagogia, Multiculturalismo, Formação de Pedagogos, EducaçãoResumen
O desrespeito ao outro e às diferenças tem provocado significativas discussões no âmbito acadêmico e no cenário educacional. Estas têm alcançado não só a escola básica, mas também as instituições que oferecem cursos de licenciatura, onde tem-se refletido e buscado uma formação que contemple o multiculturalismo como política educacional, afim de valorizar e promover a diversidade cultural como realidade latente e concreta na sociedade brasileira. Assim, torna-se relevante verificar como a diversidade cultural tem sido tratada em cursos de Licenciatura em Pedagogia, tendo em vista as demandas da sociedade, do contexto escolar e acadêmico na contemporaneidade. Nesse sentido, buscou-se compreender como a diversidade cultural tem sido tratada nos cursos de pedagogia e quais as combinações necessárias para uma formação multicultural. A pesquisa também buscou analisar se a diversidade cultural tem sido tratada como tema transversal, identificando as disciplinas que abordam especificamente da temática e realizando entrevistas com as coordenadoras dos cursos. Para o alcance dos objetivos propostos, este estudo foi realizado em três instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em pedagogia, na modalidade presencial, na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. Esse estudo se fundamentou teoricamente nas legislações vigentes e nos documentos norteadores para a formação docente; como também, em estudiosos que abordam as questões da diversidade cultural, do multiculturalismo e da pedagogia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.