Pedagogia e diversidade cultural: novos tempos, novos rumos

Autores/as

  • Samara Moço Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF Campus Campos Centro
  • Bianka Pires André Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palabras clave:

Diversidade Cultural, Pedagogia, Multiculturalismo, Formação de Pedagogos, Educação

Resumen

O desrespeito ao outro e às diferenças tem provocado significativas discussões no âmbito acadêmico e no cenário educacional. Estas têm alcançado não só a escola básica, mas também as instituições que oferecem cursos de licenciatura, onde tem-se refletido e buscado uma formação que contemple o multiculturalismo como política educacional, afim de valorizar e promover a diversidade cultural como realidade latente e concreta na sociedade brasileira. Assim, torna-se relevante verificar como a diversidade cultural tem sido tratada em cursos de Licenciatura em Pedagogia, tendo em vista as demandas da sociedade, do contexto escolar e acadêmico na contemporaneidade. Nesse sentido, buscou-se compreender como a diversidade cultural tem sido tratada nos cursos de pedagogia e quais as combinações necessárias para uma formação multicultural. A pesquisa também buscou analisar se a diversidade cultural tem sido tratada como tema transversal, identificando as disciplinas que abordam especificamente da temática e realizando entrevistas com as coordenadoras dos cursos. Para o alcance dos objetivos propostos, este estudo foi realizado em três instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em pedagogia, na modalidade presencial, na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. Esse estudo se fundamentou teoricamente nas legislações vigentes e nos documentos norteadores para a formação docente; como também, em estudiosos que abordam as questões da diversidade cultural, do multiculturalismo e da pedagogia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samara Moço Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF Campus Campos Centro

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF Campus Campos Centro. Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF Campus Campos Centro. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.

Bianka Pires André, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona, Master em Comunicação e Educação pela Universidade Autonoma de Barcelona, Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Publicado

2020-10-30

Cómo citar

Azevedo, S. M., & André, B. P. (2020). Pedagogia e diversidade cultural: novos tempos, novos rumos . Revista Trama Interdisciplinar, 10(2), 135–157. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12491