Tempestade de gelo e a liberdade midiatizada

Autores/as

  • Verônica D'Agostino Piqueira Colégio Magno
  • Lucia Maria Argollo Maciel Universidade de São Paulo

Palabras clave:

tempestade de gelo, liberdade, midiatização

Resumen

A diferença entre ser adolescente e adulto pode ser definida socialmente em termos de idade, mas na experiência prática, a diferença está nas experiências acumuladas. Essas experiências não necessariamente levam a um amadurecimento real, e a necessidade constante de redefinição da identidade, tão característica da modernidade, pode levar a atitudes débeis e justificativas vazias. Isso pode ser entendido no contexto do filme de Ang Lee, que parece discursar que uma pessoa pode envelhecer, mas suas confusões e incertezas permanecem.
Dessa forma, fica evidente que a necessidade humana da construção de uma identidade, em um período onde ficava cada vez mais difícil naturalizar os modos de ser, acabou sendo incorporada em produtos e práticas midiatizadas, onde a imagem que cada um tem de si vem através da representação incorporada em objetos de consumo e modos de agir. Dessa forma, a experiência individual e espontânea foi desaparecendo, dando espaço a uma experiência estética produzida pela indústria, mas que, como aponta o filme, teve consequências na vida e no comportamento das pessoas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Verônica D'Agostino Piqueira, Colégio Magno

Historiadora, Bacharel (2007) e Licenciada (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), onde também cursou Extensão Universitária em Cinema, História e Linguagem (2007), Cinema e Televisão (2008) e Estética e Teoria do Audiovisual (2009). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (2013) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Pesquisa a área de Educação e História Contemporânea, com ênfase em História do Cinema e do Audiovisual. Como professora, atua no Ensino Fundamental e Ensino Médio, em instituições do ensino privado.

Lucia Maria Argollo Maciel, Universidade de São Paulo

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Nucleo de Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (1999). Participou do Grupo de Ciência Cognitiva (1991 a 2007) do IEE e posteriormente NAP da Escola Politécnica. Atualmente é professora do Instituto Sedes Sapientae. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria e ensino de Psicopatologia no contexto de trabalho em Orientação Familiar.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

Piqueira, V. D., & Maciel, L. M. A. (2021). Tempestade de gelo e a liberdade midiatizada. Revista Trama Interdisciplinar, 11(2), 164–174. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12141