Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores do Artigo ou Ensaio cumprem um intervalo de 2 anos de publicação na Revista Trama.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem está sendo avalidada por outro periódico (ou uma explicação foi fornecida em Comentários ao Editor).
  • O arquivo de envio está no formato de arquivo de documento OpenOffice, Microsoft Word ou RTF.
  • O arquivo com o artigo ou ensaio foi enviado sem os nomes dos autores. A inscrição do artigo foi realizada por um DOUTOR e inclui todos os co-autores (se houver).
  • O artigo enviado tem até 9 mil palavras ou o ensaio, até 7 mil palavras.
  • O texto segue os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.
  • O artigo ou ensaio possui título em Inglês e em Português, além de resumo em Português e abstract em Inglês, dentro do limite mínimo de 180 palavras e máximo de 250 palavras
  • O texto está em espaçamento simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico, em vez de sublinhado (exceto com endereços URL). Todas as ilustrações, figuras e tabelas são colocadas no texto nos pontos apropriados, e não no final.

Diretrizes para Autores

Os textos deverão ser enviados pelo cadastro como autor na Revista TRAMA Interdisciplinar em formato de texto Word/doc, compatível com Windows. Pede-se que os textos sejam marginados à esquerda e digitados em espaço duplo, em fonte do tipo Times New Roman 12.

Os Artigos deverão ter até 9 mil palavras ou 45 mil caracteres (cerca de 25 laudas, papel A4), incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados de resumo e abstract (de 180 a 250 palavras) e 5 palavras-chave em português e inglês. O título também deve estar traduzido para o inglês.

Os Ensaios deverão ter até 7 mil palavras ou 35 mil caracteres, e as resenhas até de 2.500 palavras ou cerca de 20 mil caracteres.

As Entrevistas deverão estar dentro dos limites de,  no mínimo, de 4.500 palavras e, no máximo, de 6.000 palavras incluindo as notas, o resumo e as referências.

Todas as submissões devem vir acompanhadas de resumo e abstract (no mínimo de 180 palavras e no máximo 250 palavras) e 5  palavras-chave em português e inglês. O título também deve estar traduzido para o inglês.

Pelo menos um autor do artigo ou ensaio deverá ser Doutor, que será o primeiro autor e deverá fazer a inscrição do artigo. O artigo deverá ser enviado em arquivo WORD e sem identificação dos autore(a)s. A identificação será feita no processo de submissão na plataforma, nos metadados, e não no artigo. Os nomes dos autore(a)s serão publicados posteriormente no artigo, mas não enviados para os avaliadores.

Os autores deverão cumprir um prazo de no mínimo dois anos de sua última publicação na Trama Interdisciplinar. 

Itens para a elaboração dos trabalhos

TEXTOS:

- aspas duplas para citações com até três linhas;
- as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo igual ao da entrada de parágrafo, com fonte do tipo Times New Roman 11 e sem aspas.
- aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação no interior de citação de até três linhas;
- itálico para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;
- as notas explicativas devem ser de pé de página e numeradas. 
- as fontes das quais foram extraídas as citações devem ser indicadas do seguinte modo: SOBRENOME DA/O AUTORA/OR, Ano de publicação da obra, Número de página(s) da citação;
- a lista de referências bibliográficas completas deve ser apresentada ao final do texto;
- na primeira menção de cada autora/or citada/o no texto, deve constar também o prenome;
- na lista final de referências bibliográficas, o prenome das autoras e dos autores deve constar em todas as referências e não apenas ser indicada a inicial.

Referências bibliográficas obedecerão aos seguintes critérios:

1- Livro: SOBRENOME DO AUTOR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.
Exemplo:
KENTRIDGE, Marcia. Humanos e Desumanos. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019.

2- Capítulo de livro: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Prenomes. "Título do capítulo: subtítulo". In: SOBRENOME DO AUTOR DA OBRA, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final do capítulo.
Exemplo:
KENTRIDGE, Marcia. "Somos todos iguais". In: OLIVEIRA, José; LIMA, Manoel (Orgs.). Arte e filosofia. São Paulo: Editora EDUSP, 2018. p. 122-150.

3- Artigo de periódico: SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. "Título do artigo: subtítulo". Título do Periódico, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano.
Exemplo:
LIDA, Lod. "História e Arte". Revista Moderna, v. 44, n. 9, p. 56-67, junho. 2020.

4- Dissertações e Teses: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título da obra: subtítulo. Ano de apresentação. Categoria (Grau e Área de Concentração) - Instituição, Local.
Exemplo:
KUK, Carlos. Pegagogia e Educação: Complexidades. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

5- Trabalhos apresentados em eventos científicos: SOBRENOME DO AUTOR DO TRABALHO, Prenomes. "Título do trabalho". In: NOME DO EVENTO, Número da edição do evento, Cidade onde se realizou o evento. Anais... (ou Proceedings... ou Resumos...) Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Páginas inicial e final do trabalho.
Exemplo:
MOD, KArl. "Olhos Inquietantes" In:  CONGRESSO NACIONAL DE LITERATURA E ARTE, 1., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IMPORJ, 2021. p. 33-55.


6- Referências de obras em outras línguas obedecerão a critérios próprios.

O nome da/o autora/or não deverá aparecer no corpo do artigo, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

IMAGENS

As imagens devem ser enviadas nos formatos JPEG, resolução de 300 dpi. Imagens fora destas especificações poderão ser utilizadas em casos especiais a critério do editor considerando que sejam de domínio público devendo contar o endereço eletrônico de origem.

Os direitos de reprodução de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.) fica sob a responsabilidade do autor dos/as autoras/es dos artigos e dos ensaios.

O número de tabelas e/ou figuras (gráficos, mapas, fotos, etc.) deverá ser mantido até o limite de cinco por artigo. As tabelas deverão ser feitas utilizando-se o mesmo programa do artigo.

RELATÓRIO DE CONFERÊNCIAS

Antes de serem enviados para os avaliadores os textos passam por uma conferência (desk review) da submissão que inclui uma revisão feita pelo software iThenticate que indica a porcentagem de similaridades com outras publicações, além de termos comuns. Acima de 30% de similaridades, o artigo será devolvido aos autores com o relatório para revisão. Acima de 50%, a submissão não será aceita.

Dossiê

Os dossiês são propostos por convidados da Revista Trama Interdisciplinar e abertos aos interessados.

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.