Educação da infância: um olhar sobre a formação de professores(as)

Authors

  • Ana Luisa Nogueira de Amorim Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Abstract

Este texto discute a formação do(a) professor(a) de educação infantil, compreendendo que nas últimas décadas a formação de professores vem assumindo posição de destaque no campo teórico, nas políticas públicas educacionais e nos discursos governamentais. Essa formação tem sido apresentada como solução para a melhoria da qualidade da educação brasileira e colocada como um dos requisitos fundamentais para a garantia do direito de crianças a uma educação infantil de qualidade. Partindo desses pressupostos, analisamos dados empíricos
sobre a formação e a prática pedagógica de educadores. As análises evidenciaram a fragilidade na formação docente e a falta de compreensão sobre o desenvolvimento infantil e sobre a especificidade do trabalho. Embora algumas profissionais tenham a formação no curso de Pedagogia, parece-nos que essa formação não lhes garantiu uma prática pedagógica que lhes possibilitasse compreender as especificidades do trabalho na educação infantil. Outro resultado encontrado foi a falta de políticas de formação continuada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Luisa Nogueira de Amorim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora na mesma instituição

Published

2016-08-31

How to Cite

Amorim, A. L. N. de. (2016). Educação da infância: um olhar sobre a formação de professores(as). Revista Trama Interdisciplinar, 7(2). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9754