INSTALAÇÃO CIENTÍFICO-ARTESANAL (ICA): A PUBLICIZAÇÃO DA PESQUISA NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Authors

  • Edla Eggert Professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Márcia Regina Becker

Abstract

O artigo apresenta e discute o conceito de instalação científico-artesanal, que surge a partir do trabalho de um grupo de pesquisa envolvido com o tema da produção de artesanato e do processo educativo envolvido nesse contexto. Ou seja, o trabalho e a formação não escolar e também escolar de quem produz artesanato. O artigo tem por base pesquisas produzidas com mulheres artesãs. Há desafios para a comunidade acadêmica na atualidade e a necessidade de se debruçar sobre um trabalho científico mais inclusivo e participativo, que rompa
com os modos tradicionais do saber fazer ciência. Por meio dos estudos feministas, da educação popular e da pesquisa (auto)biográfica, dá-se suporte para a construção do conceito em questão. A experiência da instalação nas artes dialoga com a instalação artístico-artesanal numa compreensão das experiências realizadas pelas pesquisadoras e artesãs que integram os projetos de pesquisa. À luz de experiências concretas foi possível compreender as possibilidades de uma outra esfera de publicização em que o conhecimento e os saberes ditos acadêmicos e não acadêmicos podem ser debatidos coletivamente. Observa-se uma rica possibilidade de interface entre artífices da academia e artífices do artesanato, ou seja, uma grande parcela de estudantes da educação de jovens e
adultos (EJA).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edla Eggert, Professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST).

Márcia Regina Becker

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Published

2016-06-24

How to Cite

Eggert, E., & Becker, M. R. (2016). INSTALAÇÃO CIENTÍFICO-ARTESANAL (ICA): A PUBLICIZAÇÃO DA PESQUISA NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). Revista Trama Interdisciplinar, 7(1). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9335

Issue

Section

Experimentos sobre como podemos “ver” arte popular e artesanato