O DESAFIO DA ESCALABILIDADE À TEORIA ESTÉTICA E A COMPREENSÃO DO CONCEITO “ARTE” A PARTIR DO MODELO WITTGENSTEINEANO DE SEMELHANÇAS DE FAMÍLIA
Abstract
Apesar de alguma imprecisão envolvendo a determinação do seu significado, o termo “escalabilidade” pode ser utilizado para designar a capacidade que um sistema qualquer deve possuir de modo a permanecer funcional em face da ampliação constante de sua base de dados. Nesse sentido, a vertiginosa proliferação e a intensa diversificação dos objetos artísticos no seio da arte contemporânea podem ser vistas como fonte de um problema de escalabilidade envolvendo a eficácia de sistemas definicionais na teoria estética (em particular no que diz respeito à questão da definição clássica do conceito “arte”). Uma possível superação desse desafio da escalabilidade à teoria estética é o abandono do modelo definicional clássico em favor de um modelo explicativo baseado na concepção wittgensteineana de “semelhanças de família”. Trata?se aqui, pois, de explorar criticamente essa possibilidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.