Benjamin e Kierkegaard: uma contraposição a partir do prefácio da Origem do Drama Barroco Alemão
Abstract
O objetivo deste artigo é avaliar e aprofundar uma relação entre o pensamento de Walter Benjamin e Sören Kierkegaard, mais especificamente no que diz respeito às considerações acerca das reflexões e das críticas de Benjamin sobre o método na obra Origem do Drama Barroco Alemão, particularmente em seu prefácio, e as concepções de Kierkegaard acerca do significado do estético como esfera da existência, bem como do significado da obra de arte nesse contexto. O procedimento empregado é o da confrontação direta de algumas diretrizes de pensamento apontadas do prefáio da Origem do Drama Barroco, com alguns traços do pensamento de Kierkegaard. Não se trata, portanto, de realizar uma crítica imanente que venha clarificar um desenvolvimento interior dialético ou reflexivo da ideia a partir do confronto entre os pontos de vista dos dois autores, mas apenas de elencar as convergências e as divergências entre ambos, com o mero intuito de preparar as condições para um diálogo que dê ensejo a uma crítica nesses termos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.