Marcas da escola: relatos de estudantes de pedagogia vítimas do bullying
Keywords:
escola, relatos, estudantes, bullying, pedagogia.Abstract
O trabalho possui como escopo descrever lembranças acerca do bullying vividas por estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fez parte da pesquisa um grupo de 11 estudantes, composto por sujeitos de ambos os sexos, todos devidamente matriculados na Universidade. Os dados apontaram aspectos quanto às concepções acerca do bullying; experiências de bullying vividas durante a escolarização; ocorrência da violência e estratégias de superação; papel da escola no enfrentamento do bullying; relações entre a violência sofrida e a opção por se tornar pedagogo(a), desenvolvendo uma cultura de paz na escola. A metodologia utilizada foi a de aspecto qualitativo-descritivo. O material coletado foi submetido à técnica de análise temática Hermenêutica de Profundidade seguindo suas três etapas: análise sócio-histórica; análise de conteúdo; e (re)interpretação. Pelos resultados apontados pelos futuros pedagogos entrevistados, percebe-se que o bullying é algo que marca por toda a vida, o que confirma que essa violência é silenciosa e perigosa. Porém, embora esses estudantes tenham vivenciado essas situações, eles possuem como meta fazer a diferença, utilizando métodos para que a escola seja um local de aprendizagem e paz.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.