A emergência da criatividade e das táticas no/do cotidiano escolar como possibilidade de emancipação(?): uma abordagem a partir da noção de corpo dócil de Michel Foucault
Keywords:
táticas, criatividade, cotidiano escolar, corpo dócil, narrativaAbstract
Neste artigo, buscou-se problematizar, em primeiro plano, o sentido da escola e seus vínculos com a ocorrência da criatividade e das táticas que movimentam os corpos no/do cotidiano escolar. Não nos esquecemos, contudo, que esses movimentos carregam influência e influem nas trocas que acontecem extramuros da escola, como, por exemplo, as negociações, propostas, regulamentos, leis etc. oriundos do poder público. Buscamos, ainda, problematizar e questionar, por meio de duas narrativas, o surgimento de ações táticas e criativas, bem como a eliminação dessas ações pela instituição escolar. Narra-se aqui, sucintamente, o aparecimento e a manipulação de corpos dóceis que povoam os cotidianos escolares, mas não estão presos a ele.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-05-13
How to Cite
Martins, C. R. M., & Reigota, M. A. dos S. (2013). A emergência da criatividade e das táticas no/do cotidiano escolar como possibilidade de emancipação(?): uma abordagem a partir da noção de corpo dócil de Michel Foucault. Revista Trama Interdisciplinar, 4(1). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5548
Issue
Section
Artigos
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.