Improvisação – das origens à linguagem teatral: princípios de práticas contemporâneas
Abstract
Este artigo apresenta um percurso da improvisação que culmina em seu lugar de destaque em práticas contemporâneas de teatro. Nesse processo, enfocamos os principais acontecimentos que promoveram mudanças no pensar e fazer teatro de suas épocas. Abordamos os experimentos de Jaques Copeau, com jogos e sua busca por um teatro vivo, aos moldes da commedia dell’arte, bem como sua influência em autores importantes, entre eles Viola Spolin. Outro ponto importante do trabalho é a apresentação de grupos brasileiros que vêm desenvolvendo propostas de espetáculo de improvisação e a partir daí passamos a apresentar o estudo de princípios da improvisação teatral que determinam essa nova estética e o trabalho do ator-jogador. Além disso, abordamos também o papel da plateia no processo de renovação teatral. Ao tratarmos do jogo de improvisação e de seus princípios, traremos as falas de duas especialistas em jogo de improvisação que contribuem com esta discussão com seus relatos de experiência e estudos sobre espetáculo de improvisação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-02-22
How to Cite
Conceição, J. W. (2011). Improvisação – das origens à linguagem teatral: princípios de práticas contemporâneas. Revista Trama Interdisciplinar, 1(2). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3121
Issue
Section
Artigos
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.