Kierkegaard: provocações em torno da filosofia e do cinema
Abstract
O ensaio analisa a relação de Kierkegaard com a fi losofi a e o cinema, perpassando direta e indiretamente no interior da comunicação e educação, uma vez que a perspectiva ética kierkegaardiana está indissociavelmente relacionada com a tríade educação, ética e comunicação. Nessa perspectiva, questões nodais da fi losofi a, como movimento, conceito, paradoxo, ser em situação, emoção, percepção, olhar, entendimento, sentido, existência, liberdade, verdade, aparência, imaginação, são abordadas na dinâmica da vida das personagens cinematográfi cas que funcionam como espelhos para existência individual de cada ser humano. No interior do ensaio é possível estabelecer um rico diálogo com pensadores e diretores cinematográfi cos que assumem a herança do pensador dinamarquês como Gilles Deleuze, Merleau-Ponty, Bergman, Antonioni, Lars Von Trier, Dreyer, Wim Venders, André Resnais, Tarkovski, Godard, Bresson, Kurosawa, Trauffaut.
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