SURVEY ON YOUTH AND ADULT EDUCATION IN TENENTE PORTELA, RS
Survey on youth and education in Tenente Portela, in Rio Grande do Sul
Keywords:
Education; Youth and Adult Education; Lieutenant Portela, Rio Grande do Sul.Abstract
Youth and Adult Education (EJA) is a form of basic education that aims to offer quality education, in line with the context and the characteristics of the students. In view of the above, the present study aims to carry out a survey of the history of EJA in the municipality of Tenente Portela, Rio Grande do Sul, as well as the demand for and engagement of students in this type of teaching. To carry out the research, a documentary analysis was carried out of the “Partial School Regulations for Elementary and Secondary Education in the Youth and Adult Education Modality” and the “Pedagogical Political Project” of the State School of Basic Education Professor Cléia Salete Dalberto and, also , in-depth interviews with teachers who work in this type of teaching at the aforementioned School, the only one that offers EJA in the municipality. From the research, it was found that most students are also workers. Furthermore, a concern was identified on the part of teachers not only in relation to EJA, but to education in general, since students are increasingly less interested, participative and engaged in the classroom.
Downloads
References
ARAÚJO, Célia; VIEIRA FILHO, Raphael Rodrigues; AGNE, Sandra Aparecida Antonini. Base Nacional Comum Curricular: construção e implicações na educação básica e na Educação de Jovens e Adultos. In: AMORIM, Antonio; DANTAS, Tânia Regina; AQUINO, Maria Sacramento (orgs.). Educação de jovens e adultos: políticas públicas, formação de professores, gestão e diversidade multicultural. Salvador: EDUFBA, 2017, p. 223-242.
BRASIL. Lei nº 13.632, de 6 de março de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre educação e aprendizagem ao longo da vida. Brasília, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13632.htm. Acesso em: 30 set. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 30 set. 2022.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FEE. Perfil Socioeconômico: Tenente Portela. Fundação de Economia e Estatística. [s.d]. Disponível em: https://arquivofee.rs.gov.br/perfilsocioeconomico/municipios/detalhe/?municipio=Tenente+Portela. Acesso em: 28 set. 2022.
FREIRE, Poliana Cristina Mendonça; CARNEIRO, Maria Esperança Fernandes. Reflexões sobre a educação de jovens e adultos: contradições e possibilidades. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 34–43, 2016. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3469. Acesso em: 14 abr. 2024.
FREITAS, Maria Eneuma Gomes de; LEMOS, Patrícia Albuquerque; AMORIM, Maria Helena de Barros M. Educação de Jovens e Adultos: direito humano como fator de desenvolvimento. In: AMORIM, Antonio; DANTAS, Tânia Regina; AQUINO, Maria Sacramento (orgs.). Educação de jovens e adultos: políticas públicas, formação de professores, gestão e diversidade multicultural. Salvador: EDUFBA, 2017, p. 257-278.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
MARINHO, Maria da Graça Sousa; VIEIRA, Josimar de Aparecido; CASTAMAN, Ana Sara. Formação de professores no contexto do Proeja: uma revisão necessária. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 33, p. 91-110, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/34603/pdf. Acesso em: 14 abr. 2024.
OPAS – ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Histórico da pandemia de Covid-19. [2024]. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19#:~:text=Em%2011%20de%20mar%C3%A7o%20de,pa%C3%ADses%20e%20regi%C3%B5es%20do%20mundo. Acesso em: 15 abr. 2024.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Tenente Portela, RS. 2015. Disponível em: https://www.tenenteportela.rs.gov.br/pagina/32/conae-2022/download/783/. Acesso em: 28 set. 2022.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Educação, identidade e profissão: docente. In: PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo, SP: Cortez, 2002. p. 93-136.
RIO GRANDE DO SUL. Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Regimento escolar parcial ensino fundamental e ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos. Porto Alegre, 2017.
RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 14.705, de 25 de junho de 2015. Institui o Plano Estadual de Educação – PEE −, em cumprimento ao Plano Nacional de Educação – PNE −, aprovado pela Lei Federal n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/LEI%2014.705.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
RIO GRANDE DO SUL. Resolução nº 343, de 11 de abril de 2018. Consolida normas relativas à oferta da Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Sistema Estadual de Ensino. Define providências para a garantia do acesso e permanência de adolescentes e jovens com defasagem idade/etapa escolar na oferta diurna. Acrescenta o inciso X no artigo 16 da Resolução. CEEd nº 320, de 18 de janeiro de 2012, e os §§ 4º e 5º ao artigo 22 da Resolução CEEd nº 334/2016. Dá outras providências. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.ceed.rs.gov.br/upload/arquivos/202001/17154851- 20181010120219resolucao-0343.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.
SEBRAE. Perfil das Cidades Gaúchas: Tenente Portela. 2020. Disponível em: https://datasebrae.com.br/municipios/rs/Perfil_Cidades_Gauchas Tenente_Portela.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.
WELLER, Wivian. Jovens no ensino médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo MAIA, Carla Linhares. (Orgs.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal Minas Gerais, 2014. p 135-154. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2015/01/livro-completo_juventude-e-ensino-medio_2014.pdf. Acesso em: 14 abr. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Carolina Trentin; Lidia Paula Trentin, Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Ana Sara Castaman

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.


