Processos de criação na arte e na ciência: uma abordagem relacional rumo a produção de conhecimento
Creation processes in art and science: a relational approach towards the production of Knowledge
Keywords:
arte e ciência, processo de criação, crítica de processos, produção de conhecimento, redes da criaçãoAbstract
Este texto propõe reflexões sobre os processos de criação de artistas e cientistas acerca das relações entre arte e ciência, bem como possíveis contribuições para os modos de produzir conhecimento. Os debates acerca da relação arte e ciência tem se ampliado à medida em que se busca entrelaçar distintas áreas do saber. Sendo assim, para empreender argumentações acerca destas intersecções, são analisados os processos de Olafur Eliasson, artista visual dinamarquês-islandês em parceira com o geólogo groenlandês Minik Rosing, além do projeto Experimenting, Experiencing, Reflecting (EER), uma colaboração entre ciência e arte, liderada pelo artista Olafur Eliasson e pelo cientista Andreas Roepstorff da Universidade de Aarhus, Dinamarca, e, um projeto na área da ciência denominado Global Citizen Deliberation on Genome Editing. A partir destas amostras são apontados caminhos relacionais entre arte e ciência, tendo como elementos norteadores as especificidades dos procedimentos de criação destes artistas e cientistas. A abordagem metodológica se ancora na crítica de processos e na criação como rede em construção, como elaborado por Cecilia Almeida Salles (2013,2017), além das contribuições do professor e pesquisador das ciências biológicas Nélio Bizzo (2012).
Downloads
References
ARISBE. Peirce, Charles. A Guess at the riddle. MS 909; EP1, 245-279; 1887-1888. Disponível em: <https://arisbe.sitehost.iu.edu/menu/library/bycsp/guess/guess.htm#1>. Acesso em nov.2021.
BIZZO, Nélio. Pensamento científico: A natureza da ciência no ensino fundamental. Melhoramentos, edição digital, 2012.
EXPERIMENTING, EXPERIENCING, REFLECTING, (EER) disponível em: <https://www.eer.info/about/> Acesso em: nov.20.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro | São Paulo. Paz & Terra, 2019.
IBRI, Ivo. Semiótica e Pragmatismo: Interface teóricas, Vol. 1. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
ICE WATCH disponível em: <https://icewatch.london/>. Acesso em out.22.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: Processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2013.
______________________. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das letras e Cores, 2017.
SCHENBERG, Mario. Pensando a arte. São Paulo: Nova Stella, 1988.
RIBAJ. The riba jornal. Disponível em: <https://www.ribaj.com/intelligence/q-a-minik-rosing-ice-watch-climate-change-olafur-eliasson> Acesso em jun.22
STUDIO OLAFUR ELIASSON. Disponível em: <https://olafureliasson.net/> Acesso em nov.20.
THE CONVERSATION. Why we need a global citizens’ assembly on gene editing. Nicole Curato, Simon Niemeyer. Disponível em: <https://theconversation.com/why-we-need-a-global-citizens-assembly-on-gene-editing-146398> Acesso em Mar.23
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Experimento mundial cria bases para inserção do cidadão comum nos debates científicos. 18 de setembro 2020. Disponível em <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/experimento-mundial-cria-bases-para-insercao-do-cidadao-comum-nos-debates-cientificos> Acesso em: Nov.2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Gorzillo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.