MEMORY AND MONTAGE IN A COMIC PROJECT

Memory and montage in a comic project

Authors

  • Carlos Felipe Luvizotto Universidade Anhembi Morumbi
  • Gisela Belluzo de Campos Universidade Anhembi Morumbi

Keywords:

Comic Book, Montage, Memory, representation, constructive process

Abstract

This article presents, based on the developments of a master's research in design, the construction process of a comic book that narrates a historical event in the city of Cerquilho, in the interior of São Paulo, using concepts of cinematographic montage. The project takes into account the premise that remembrance presumes a mental montage and that history is the sharing of memories that were defined as worthy of being recorded. From textual and photographic records and the perception and memory of one of the authors, the research raised the hypothesis that the assembly of different types of records in a timeline could add different points of view to the official history. For this, concepts of memory and remembrance and montage were defined and presented, as well as the constructive process of the comic book.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Felipe Luvizotto, Universidade Anhembi Morumbi

Professor nas áreas de design, artes visuais e comunicação no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). Doutorando em Design na UAM (Universidade Anhembi Morumbi), investigando relações de tempo e espaço em linguagens gráficas narrativas. Mestre em design pela UAM (Universidade Anhembi Morumbi), atuando na linha de pesquisa Design: Meios Interativos e Emergentes. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006) e Pós-Graduação lato sensu em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2011). Atua desde 2001 na área de design gráfico desenvolvendo projetos ligados a embalagem, comunicação visual, ilustração, direção de arte e história em quadrinhos.

Gisela Belluzo de Campos, Universidade Anhembi Morumbi

Pesquisadora e professora titular do Programa de Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado) em Design da Universidade Anhembi-Morumbi atuando na linha de pesquisa Design, meios interativos e emergentes. Doutora em Comunicação e Semiótica (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França; mestre em Comunicação e Semiótica (1993) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Artes Plásticas (1980) pela Fundação Armando Álvares Penteado. Realizou pesquisa de Pós - Doutorado em Design Gráfico (2010) na Universidade de Buenos Aires. Lidera o Grupo de Pesquisa Design gráfico contemporâneo: linguagens e interfaces (Diretório de grupos de pesquisa CNPQ). Desenvolve pesquisa nas áreas de Artes Visuais e Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: design e linguagem gráfica na inter-relação entre produtos, suportes e meios; arte moderna e arte contemporânea: inter-relação entre discursos teóricos, processos e procedimentos.

References

AMIEL, Vincent. A estética da montagem. Tradução: Carla Bogalheiro Gamboa. Lisboa: Texto & Grafia, 2007.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução: Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução: Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Tradução: Teresa Ottoni. Rio de janeiro: Zahar, 2017.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Tradução: Teresa Ottoni. Rio de janeiro: Zahar, 2017.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte seqüencial. Tradução: Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Tradução: Érico Assis. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2015.

MARTINS, Ana Luiza. Cerquilho: do pouso de tropas ao parque industrial. Cerquilho: Câmara municipal de Cerquilho, 2004.

MCCLOUD, Scott. Desenhando Quadrinhos. São Paulo. São Paulo: Makron Books, 2008.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2005.

PINHO, Relivaldo; OLIVEIRA, Ederson. Walter Benjamin, antimonumento, fracasso exemplar. [S.L.], 2016. Disponível em: < https://relivaldopinho.wordpress.com/2016/04/08/walter-benjamin-antimonumento-fracasso-exemplar/#:~:text=No%20monumento%2C%20uma%20citação%20de,dos%%2020que%20não%20têm%20nome”.> Acesso em: 27 de novembro de 2022.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34 / EXO experimental org., 2009.

RANCIÈRE, Jacques. A ficção documental: Marker e a ficção da memória. Arte & Ensaios: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA. [S.L.]: UFRJ, n. 21, dez. 2010. Disponível em: < https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/51545/27909> Acesso em: 22 mar 2023.

RANCIÈRE, Jacques. Figuras da história. Tradução: Fernando Santos. São Paulo: UNESP, 2018.

SALLES, Cecilia A. Redes da criação: Construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2008.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução: Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Published

2024-05-02

How to Cite

Luvizotto, C. F., & Campos, G. B. de. (2024). MEMORY AND MONTAGE IN A COMIC PROJECT: Memory and montage in a comic project. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 178–192. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16148