CREATIVE PROCESSES IN VARIOUS AREAS

A RELATION WITH THE THEORY OF THE 7 C’S OF CREATIVITY

Authors

  • Éllen Martins Salvador PUC Campinas
  • Solange Muglia Wechsler Puc Campinas
  • Karina Nalevaiko da Rocha Puc Campinas

Keywords:

Creative Processes, Creativity, 7 C's of Creativity, Arts, Several Areas

Abstract

Creativity is important both on a personal and professional level, and can help to find solutions to problems, create projects, stimulate imagination and curiosity. This article explores the role of creative processes in diverse areas, such as contemporary art, dance, audiovisual, design, photography, administration, engineering and gastronomy, and its relationship with the theory of the 7 C's of creativity: Creators (the person who creates), Creation (the creative process), Collaborations (co-creation), Contexts (the environment), Creations (the creative product), Consumption (the adoption of products) and Curricula (the development and enhancement of creativity). From a bibliographic review, examples were shown of how each of the 7 C's is present in different areas, as well as the interference of each of these constructs in their creative processes. It is concluded that the different dimensions addressed by the 7 C's can help in the understanding and improvement of creative processes, easing the development of new perspectives and innovative products.

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Author Biographies

Éllen Martins Salvador, PUC Campinas

Psicóloga e supervisora clínica (CRP 08/24797), formada pela UNIDERP, (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), em 2015. Mestranda em Avaliação Psicológica do Potencial Humano pela PUC Campinas. Formada como terapeuta do esquema pela Wainer Psicologia em 2018, instituição credenciada pelo ISST (International Society of Schema Therapy). Certificada em Gestão Psiquiátrica Geral para Transtorno de Personalidade Bordeline pela Escola de Medicina de Harvard, no ano de 2020. Membro da Australian BPD Foundation.

Solange Muglia Wechsler, Puc Campinas

Possui graduação em Psicologia (PUC-RJ) , mestrado e doutorado pela University of Georgia (UGA- EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies (UGA) e na University of Buffalo.. Foi a fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) como também colabou na fundação e presidiu o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Recebeu vários títulos honoríficos em nível internacional e nacional: Creative Scholar (Torrance Center of Creative Studies-Estados Unidos), Personalidad Destacada en las Artes y Ciencias (Sociedad de Psicólogos Escolares de Venezuela), Distinguished International Psychologist (American Psychological Association-Estados Unidos), Professora Honorária da Universidad Nacional Federico Villareal (UFVR_Peru) ,Mérito en Contribuición de Evaluación Psicológica (Sociedad Peruana de Evaluación Psicológica), Mérito em Psicologia Educacional ( ABRAPEE-Brasil), Menção de Honra em Avaliação Psicológica (IBAP-Brasil), Honra ao mérito em Avaliação Psicológica (FENPB-Brasil). Participa na diretoria da International Testing Commission como representante do países Ibero-Latinos e como Fellow da International Society for the Study of Creativity and Innovation. Exerceu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.Presidiu o I e o II Congresso de Criatividade e Inovação. Foi editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas), e exerce o cargo atual de co-editora da Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação (RECRIAI).Faz parte do comitê editorial do Interamerican Journal of Psychology. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação ( CRIABRASILIS). É professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas onde dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas. Possui uma vasta publicação em artigos, livros e testes psicológicos. Suas linhas de pesquisa envolvem a construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.

Karina Nalevaiko da Rocha, Puc Campinas

Doutora e Mestre em Psicologia na PUC Campinas, Especialização no Desenvolvimento do Potencial Humano nas organizações pela PUC Campinas (2011) e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é Professora dos cursos de Pedagogia, Direito e Gestão de Desempenho, tendo atuado também como supervisora de Estágio e Supervisora de TCC nos cursos de Psicologia, Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogo em RH. Foi bolsista CNPQ - linha de pesquisa de Avaliação Psicológica do Potencial Humano,foco de pesquisa concentra-se no Estudo da Criatividade nas Organizações. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e Clínica com foco em temas como Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de Potenciais, Retenção de Talentos, Psicopedagogia entre outros. Na área de Psicologia Clínica realiza atendimento a crianças, adolescentes e adultos, com ênfase em altas habilidades / superdotação.

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Published

2024-05-02

How to Cite

Martins Salvador, Éllen, Muglia Wechsler, S., & Nalevaiko da Rocha, K. (2024). CREATIVE PROCESSES IN VARIOUS AREAS : A RELATION WITH THE THEORY OF THE 7 C’S OF CREATIVITY. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 213–226. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16127