Film club as a narrative of resistance, a practice of reflection and film criticism in/for contemporaneity

Authors

  • Alexandre Sônego de Carvalho Universidade Presbiteriana Mackenzie MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas

Keywords:

Film Club. History. Cinematographic criticism. Contemporaneity

Abstract

The paper intends to present a brief scenario of the history of the film club, as well as to contextualize and characterize this movement in Brazil. Bibliographic research was used as a methodology in order to understand the film club practice as an important space for discussion, reflection, construction of narrative and resistance in contemporaneity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alexandre Sônego de Carvalho, Universidade Presbiteriana Mackenzie MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Educação pela PUC-Campinas, tendo como objeto pesquisa a formação cultural do professor. Possui graduação em Pedagogia - UNESP (2005) e Letras pela UNITOLEDO (2011), Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação, pela UNICAMP e em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP; atualmente é Chefe / Coordenador do MIS - Museu da Imagem e do Som de Campinas-SP, Formador do CEFORTEPE/SME/Campinas, Professor efetivo de Língua Portuguesa da Rede Pública do Estado de São Paulo, Vice-Diretor efetivo da Rede Municipal de Campinas; foi Assessor na Secretaria Municipal de Cultura de Campinas da Interlocução dos Projetos Culturais e Educacionais, foi Professor efetivo da Rede Pública de Araçatuba e de Monte Azul Paulista, esteve como Secretário Municipal de Cultura - gestão 2005-2008(Araçatuba), atuou como Produtor Cultural(Tendo participado da produção de inúmeros espetáculos e festivais de teatro, música, dança, artes visuais, Literatura, cultura popular, cinema, etc), Palestrante, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de cultura, educação, formação de professores, formação cultural, gestão e produção cultural, artes visuais, intermeios e cinema. Atualmente é pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa LABCINE ( Universidade Presbiteriana Mackenzie)

References

BAECQUE, Antoine de. Cinefilia: a invenção do olhar, história de uma cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

BRASIL. Ministério da Cultura; SOCIEDADE AMIGOS DA CINEMATECA (SAC). Formação de Público e Cineclubismo. [Brasília]: Ministério da Cultura: SAC, 2017. Disponível em: http://estacao.cultura.gov.br/wp-content/uploads/sites/28/2017/12/CC_cad4.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.

BUTRUCE, Débora. “Cineclubismo no Brasil: o esboço de uma história”. Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 117-124, 2003.

GATTI, André. “Cineclube”. In: RAMOS, Fernão; MIRANDA, Luiz Felipe (org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 2000.

GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira. Dinâmicas do cinema no Brasil e na Bahia: trajetórias e práticas do século XX a XXI. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

NAPOLITANO, Marcos. “A relação entre arte e política: uma introdução teórico-metodológica”. Temáticas (UNICAMP), Campinas, v. 37-38, p. 25-56, 2011.

PRADO, Luís Alberto. “Como tudo começou”. MultiRio, Rio de Janeiro, 20 maio 2013. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/485-como-tudo-comecou. Acesso em: 12 nov. 2020.

SALES, Priscila Constantino. “O movimento cineclubista brasileiro e suas modulações na recepção cinematográfica”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28., 2015, Florianópolis. Anais… Florianópolis: ANPUH, 2015. p. 1-17.

Published

2021-12-10

How to Cite

de Carvalho, A. S. (2021). Film club as a narrative of resistance, a practice of reflection and film criticism in/for contemporaneity. Revista Trama Interdisciplinar, 12(2), 90–97. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14758