EDUCAÇÃO SOCIAL E ETNICIDADE

Autores

  • Marcos Antonio Batista da Silva PUC-SP e Centro Universitário Fieo (UNIFIEO)
  • Cleomar Azevedo

Palavras-chave:

Educação Social. Relações étnico-raciais. Desigualdades Sociais. Pedagogia Social. Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o tema das relações étnico-raciais no contexto da Educação. O ambiente escolar configura-se como espaço social marcado por desigualdades pela presença de seus alunos: indígenas, negros, e brancos, tendo em vista o acesso e o tipo de educação destinado a cada grupo em determinado contexto histórico. Acreditamos que a Educação Social possa ser determinante para o trabalho pedagógico cujas necessidades e demandas se expressam no ambiente escolar e fora dele, contribuindo com vistas à superação das desigualdades sociais, no combate ao racismo, ao preconceito e a discriminação, e as mais diversas formas de intolerância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Batista da Silva, PUC-SP e Centro Universitário Fieo (UNIFIEO)

Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Bolsista  CAPES. Psicólogo e Mestre em Psicologia Educacional. Tem pesquisa sobre as práticas familiares e escolares na escolha do trabalho de adolescentes e jovens. Atualmente pesquisa relações raciais/racismo : trajetória educacional de mestres negros paulistas.

Downloads

Publicado

2017-03-22

Como Citar

Batista da Silva, M. A., & Azevedo, C. (2017). EDUCAÇÃO SOCIAL E ETNICIDADE. Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9873