Educação da infância: um olhar sobre a formação de professores(as)
Resumo
Este texto discute a formação do(a) professor(a) de educação infantil, compreendendo que nas últimas décadas a formação de professores vem assumindo posição de destaque no campo teórico, nas políticas públicas educacionais e nos discursos governamentais. Essa formação tem sido apresentada como solução para a melhoria da qualidade da educação brasileira e colocada como um dos requisitos fundamentais para a garantia do direito de crianças a uma educação infantil de qualidade. Partindo desses pressupostos, analisamos dados empíricossobre a formação e a prática pedagógica de educadores. As análises evidenciaram a fragilidade na formação docente e a falta de compreensão sobre o desenvolvimento infantil e sobre a especificidade do trabalho. Embora algumas profissionais tenham a formação no curso de Pedagogia, parece-nos que essa formação não lhes garantiu uma prática pedagógica que lhes possibilitasse compreender as especificidades do trabalho na educação infantil. Outro resultado encontrado foi a falta de políticas de formação continuada.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-31
Como Citar
Amorim, A. L. N. de. (2016). Educação da infância: um olhar sobre a formação de professores(as). Revista Trama Interdisciplinar, 7(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9754
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.