Educação da infância: um olhar sobre a formação de professores(as)

Ana Luisa Nogueira de Amorim

Resumo


Este texto discute a formação do(a) professor(a) de educação infantil, compreendendo que nas últimas décadas a formação de professores vem assumindo posição de destaque no campo teórico, nas políticas públicas educacionais e nos discursos governamentais. Essa formação tem sido apresentada como solução para a melhoria da qualidade da educação brasileira e colocada como um dos requisitos fundamentais para a garantia do direito de crianças a uma educação infantil de qualidade. Partindo desses pressupostos, analisamos dados empíricos
sobre a formação e a prática pedagógica de educadores. As análises evidenciaram a fragilidade na formação docente e a falta de compreensão sobre o desenvolvimento infantil e sobre a especificidade do trabalho. Embora algumas profissionais tenham a formação no curso de Pedagogia, parece-nos que essa formação não lhes garantiu uma prática pedagógica que lhes possibilitasse compreender as especificidades do trabalho na educação infantil. Outro resultado encontrado foi a falta de políticas de formação continuada.

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