Formação de professores do campo, educação popular e pedagogia social: algumas aproximações

Autores

  • Aline Aparecida Angelo Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Sonia Maria Portella Kruppa

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de educadores, LeCampo, Pedagogia Social, Educação Popular

Resumo

Esse artigo é derivado da pesquisa de mestrado intitulada O que é ser educador do campo: os sentidos construídos pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo) da FaE/UFMG, defendida na UFSJ em  2013. Procura-se aprofundar as discussões dessa pesquisa e incorporar a contribuição da Pedagogia Social, concebida como a Teoria Geral da Educação Popular, social e comunitária. Para a fundamentação empírica desse debate apresento algumas experiências da educação popular, social e comunitária que constituem importantes matrizes para o campo teórico-metodológico do movimento denominado Educação do Campo. A educação dos povos do campo remete a uma ação e reflexão realizada pelo Movimento da Educação do Campo há mais de 15 anos, tendo como principais protagonistas os integrantes de movimentos camponeses ligados às questões agrárias, que reivindicam políticas educacionais para o campo. A discussão sobre a formação de professores no LeCampo é feita a partir de dados da referida pesquisa que nos mostram concepções sobre o professor pautadas em uma perspectiva de transformação, comprometimento, luta social e capacidade de integrar conhecimento científico com a realidade social e cultural dos seus educandos, possibilitando, assim, a formação de sujeitos críticos. A formação oferecida pelo LeCampo tem como utopia a transformação social a partir das possibilidades que a educação oferece, além de ser um espaço formativo que valoriza e busca reconhecer a diversidade dos educandos e os saberes que trazem com suas trajetórias no âmbito dos movimentos sociais e populares do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Aparecida Angelo, Universidade Estadual de Minas Gerais

Professora do Departamento de Ciências Humanas e Linguagens da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Doutoranda em Educação da Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Angelo, A. A., & Portella Kruppa, S. M. (2017). Formação de professores do campo, educação popular e pedagogia social: algumas aproximações. Revista Trama Interdisciplinar, 8(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9694