O ARTESANATO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE GÊNERO: ARTICULANDO PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Márcia Alves Silva Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel

Resumo

Este texto aborda aspectos da trajetória investigativa encaminhada pela autora, que há algum tempo tem desenvolvido estudos sobre o trabalho feminino, incorporando histórias de vida de grupos distintos de mulheres, incluindo desde acadêmicas da universidade, professoras da rede de ensino pública, até grupos de maior vulnerabilidade social, como mulheres catadoras que trabalham com reciclagem de lixo e agricultoras sem terra pertencentes ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Trata-se de iniciativas diversas que têm
como objetivo investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino (incluindo aí a docência) e sua relação com a categorização de gênero, a partir das histórias de vida de mulheres envolvidas e também do artesanato produzido por cada participante, em oficinas de produção artesanal. A intenção é fazer dialogar saberes populares e acadêmicos, tendo como foco central a formação, a pesquisa e a extensão em estudos de gênero.

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Biografia do Autor

Márcia Alves Silva, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel

Doutora em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

2016-06-24

Como Citar

Silva, M. A. (2016). O ARTESANATO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE GÊNERO: ARTICULANDO PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Trama Interdisciplinar, 7(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9337

Edição

Seção

Para pensar as aprendizagens dos saberes de ofícios