INSTALAÇÃO CIENTÍFICO-ARTESANAL (ICA): A PUBLICIZAÇÃO DA PESQUISA NO ÂMBITO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Resumo
O artigo apresenta e discute o conceito de instalação científico-artesanal, que surge a partir do trabalho de um grupo de pesquisa envolvido com o tema da produção de artesanato e do processo educativo envolvido nesse contexto. Ou seja, o trabalho e a formação não escolar e também escolar de quem produz artesanato. O artigo tem por base pesquisas produzidas com mulheres artesãs. Há desafios para a comunidade acadêmica na atualidade e a necessidade de se debruçar sobre um trabalho científico mais inclusivo e participativo, que rompa
com os modos tradicionais do saber fazer ciência. Por meio dos estudos feministas, da educação popular e da pesquisa (auto)biográfica, dá-se suporte para a construção do conceito em questão. A experiência da instalação nas artes dialoga com a instalação artístico-artesanal numa compreensão das experiências realizadas pelas pesquisadoras e artesãs que integram os projetos de pesquisa. À luz de experiências concretas foi possível compreender as possibilidades de uma outra esfera de publicização em que o conhecimento e os saberes ditos acadêmicos e não acadêmicos podem ser debatidos coletivamente. Observa-se uma rica possibilidade de interface entre artífices da academia e artífices do artesanato, ou seja, uma grande parcela de estudantes da educação de jovens e
adultos (EJA).
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