PARA D. IZABEL MENDES DA CUNHA

Autores

  • Sonia Missagia Mattos Professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Resumo

Este artigo é dedicado à memória da mestra ceramista D. Izabel Mendes da Cunha (1924–2014), do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Ele resulta de uma conferência que realizei no II Colóquio Mulheres, Feminismo, Artesanato e Arte Popular, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unissinos), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Procurei delinear aqui conexões que são centrais entre a arte do barro e a vida coletiva do Vale. Para tal, primeiro situei o local da pesquisa, trazendo aspectos de sua peculiar formação histórica que propiciou a emergência e desenvolvimento de diversificados saberes e fazeres, colocando em realce os objetos de cerâmica. Em seguida, focalizando em um dos fortes atributos da personalidade da mestra D. Izabel, a generosidade, trouxe algumas memórias de sua trajetória de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Missagia Mattos, Professora associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Pós-doutora em Antropologia Urbana pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2016-06-24

Como Citar

Mattos, S. M. (2016). PARA D. IZABEL MENDES DA CUNHA. Revista Trama Interdisciplinar, 7(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9325

Edição

Seção

Ofícios da arte popular e do artesanato feito por mulheres