A dimensão estética na formação dos pedagogos

Autores

  • Daniel Momoli
  • Olga Egas Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

O texto apresenta uma análise geral do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (Gpap) desde julho de 2012. Inicialmente, fazem-se reflexões sobre a formação do pedagogo. Em seguida, há uma descrição da construção da pesquisa a partir dos recortes feitos em um cenário extremamente amplo, constituído de 99 instituições de ensino superior (IES) públicas municipais, estaduais ou federais no território nacional, e analisam-se os cursos de Pedagogia das IES pesquisadas e o componente curricular de Arte. Desse universo, foram validados 56 formulários que contemplavam todas as informações tomadas como relevantes para que pudéssemos compreender e analisar a presença da Arte nos cursos de Pedagogia. Na segunda seção do texto, apresenta-se uma reflexão em torno da Arte no curso de Pedagogia entre o ensino de um saber especifico ou de uma dimensão estética para a formação de novos docentes. Essa análise faz parte de um trabalho de maior abrangência sobre a arte na formação do pedagogo que traça paralelos entre os nomes dados ao componente curricular de Arte nos cursos de Pedagogia, as referências contidas nas ementas, a etapa do curso em que o componente é ofertado e sua carga horária, considerando nossas inquietações sobre o conhecimento artístico e suas possibilidades na educação para além dos limites da relação proposta de ensino de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Momoli

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Momoli, D., & Egas, O. (2016). A dimensão estética na formação dos pedagogos. Revista Trama Interdisciplinar, 6(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/8341

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)