Benjamin e Kierkegaard: uma contraposição a partir do prefácio da Origem do Drama Barroco Alemão

Autores

  • Arthur Bartholo Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar e aprofundar uma relação entre o pensamento de Walter Benjamin e Sören Kierkegaard, mais especificamente no que diz respeito às considerações acerca das reflexões e das críticas de Benjamin sobre o método na obra Origem do Drama Barroco Alemão, particularmente em seu prefácio, e as concepções de Kierkegaard acerca do significado do estético como esfera da existência, bem como do significado da obra de arte nesse contexto. O procedimento empregado é o da confrontação direta de algumas diretrizes de pensamento apontadas do prefáio da Origem do Drama Barroco, com alguns traços do pensamento de Kierkegaard. Não se trata, portanto, de realizar uma crítica imanente que venha clarificar um desenvolvimento interior dialético ou reflexivo da ideia a partir do confronto entre os pontos de vista dos dois autores, mas apenas de elencar as convergências e as divergências entre ambos, com o mero intuito de preparar as condições para um diálogo que dê ensejo a uma crítica nesses termos.

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Publicado

2014-11-03

Como Citar

Bartholo, A. (2014). Benjamin e Kierkegaard: uma contraposição a partir do prefácio da Origem do Drama Barroco Alemão. Revista Trama Interdisciplinar, 5(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/7514

Edição

Seção

Artigos