Marcas da escola: relatos de estudantes de pedagogia vítimas do bullying

Autores

  • Ellery Henrique Barros da Silva Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Fauston Negreiros UFPI

Palavras-chave:

escola, relatos, estudantes, bullying, pedagogia.

Resumo

O trabalho possui como escopo descrever lembranças acerca do bullying vividas por estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fez parte da pesquisa um grupo de 11 estudantes, composto por sujeitos de ambos os sexos, todos devidamente matriculados na Universidade. Os dados apontaram aspectos quanto às concepções acerca do bullying; experiências de bullying vividas durante a escolarização; ocorrência da violência e estratégias de superação; papel da escola no enfrentamento do bullying; relações entre a violência sofrida e a opção por se tornar pedagogo(a), desenvolvendo uma cultura de paz na escola. A metodologia utilizada foi a de aspecto qualitativo-descritivo. O material coletado foi submetido à técnica de análise temática Hermenêutica de Profundidade seguindo suas três etapas: análise sócio-histórica; análise de conteúdo; e (re)interpretação. Pelos resultados apontados pelos futuros pedagogos entrevistados, percebe-se que o bullying é algo que marca por toda a vida, o que confirma que essa violência é silenciosa e perigosa. Porém, embora esses estudantes tenham vivenciado essas situações, eles possuem como meta fazer a diferença, utilizando métodos para que a escola seja um local de aprendizagem e paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellery Henrique Barros da Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional e Queixa Escolar (Psiqued-UFPI).

Fauston Negreiros, UFPI

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da UFPI. Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional e Queixa Escolar (Psiqued-UFPI).

Downloads

Publicado

2013-11-18

Como Citar

Silva, E. H. B. da, & Negreiros, F. (2013). Marcas da escola: relatos de estudantes de pedagogia vítimas do bullying. Revista Trama Interdisciplinar, 4(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/6408

Edição

Seção

Artigos