A emergência da criatividade e das táticas no/do cotidiano escolar como possibilidade de emancipação(?): uma abordagem a partir da noção de corpo dócil de Michel Foucault

Autores

  • Carlos Roberto Miranda Martins Universidade de Sorocaba - Uniso
  • Marcos Antônio dos Santos Reigota Universidade de Sorocaba - Uniso

Palavras-chave:

táticas, criatividade, cotidiano escolar, corpo dócil, narrativa

Resumo

Neste artigo, buscou-se problematizar, em primeiro plano, o sentido da escola e seus vínculos com a ocorrência da criatividade e das táticas que movimentam os corpos no/do cotidiano escolar. Não nos esquecemos, contudo, que esses movimentos carregam influência e influem nas trocas que acontecem extramuros da escola, como, por exemplo, as negociações, propostas, regulamentos, leis etc. oriundos do poder público. Buscamos, ainda, problematizar e questionar, por meio de duas narrativas, o surgimento de ações táticas e criativas, bem como a eliminação dessas ações pela instituição escolar. Narra-se aqui, sucintamente, o aparecimento e a manipulação de corpos dóceis que povoam os cotidianos escolares, mas não estão presos a ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Miranda Martins, Universidade de Sorocaba - Uniso

Licenciado em Geografia. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Professor de Geografia do Estado de São Paulo.

Marcos Antônio dos Santos Reigota, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutor pela Universidade Católica de Louvain. Pós-doutorado na Universidade de Genebra. Bolsista de Produtividade Científica do Cnpq (nível 2). Docente do PPG em Educacão da Universidade de Sorocaba – Uniso.

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

Martins, C. R. M., & Reigota, M. A. dos S. (2013). A emergência da criatividade e das táticas no/do cotidiano escolar como possibilidade de emancipação(?): uma abordagem a partir da noção de corpo dócil de Michel Foucault. Revista Trama Interdisciplinar, 4(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5548

Edição

Seção

Artigos