M, de memória

Autores

  • Francisco Noronha Universidade do Porto (Portugal)

Palavras-chave:

cinema, expressionismo alemão, totalitarismo, nazismo, “Big Brother”.

Resumo

Neste artigo, debruço-me sobre o filme M (1931), de Fritz Lang, um marco da estética expressionista alemã, cujo tom profético é, ainda hoje, assinalado por todos. Na verdade, antecipando o regime totalitário nazista, M é um estudo profundo sobre um modo de controle social, próprio das grandes ditaduras, que marcaram o século XX, bem como uma análise psicológica do que esses sistemas inculcaram nos indivíduos. Paralelamente, dou também conta da importância dos recursos cinematográficos para a construção da cidade que serve de pano de fundo a M, e cuja atmosfera funciona como condicionador do modo de vida da população que a habita. Por fim, interrogo-me sobre as eventuais ressonâncias do estudo de Lang nas nossas sociedades pós-modernas, dando como exemplos, a esse propósito, o incremento da vídeo-vigilância e a predominância dos reality shows.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Noronha, Universidade do Porto (Portugal)

Mestrando na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Portugal), nas áreas do Direito Administrativo, Direito do Urbanismo e Direito do Ambiente.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Noronha, F. (2013). M, de memória. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5430

Edição

Seção

Artigos