Concepções e práticas de artistas plásticos professores universitários

Autores

  • Célia Maria de Castro Almeida Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Palavras-chave:

artistas professores, ensino de artes plásticas, concepções e práticas de artistas professores, ensino superior, produção artística.

Resumo

Neste artigo, discuto o trabalho de artistas plásticos que são professores universitários. O texto se refere a uma pesquisa realizada entre 1990 e 1992 que objetivou conhecer as concepções e práticas de artistas plásticos acerca da arte, do fazer artístico, de sua prática docente e de suas relações com as instituições de ensino superior. O referencial teórico incluiu obras sobre literatura, filosofia, sociologia, história, arte e educação. Os dados da pesquisa são os relatos de 27 artistas-professores, concedidos mediante entrevistas semi-orientadas que expõem a diversidade de experiências vividas no cotidiano de trabalho em instituições de ensino superior e as percepções que têm de tais experiências. Os relatos expõem as contradições e os conflitos que permeiam a atuação do artista plástico na instituição de ensino superior, e que ainda hoje permanecem atuais: a natureza da pesquisa em arte, a carreira docente e a avaliação da produção artística, a burocratização e precariedade das condições materiais de trabalho. Por opção teórica, o estudo não chega a conclusões definitivas; antes, apresenta-se como interpretação possível das relações entre sociedade, produção artística e reflexão sobre arte em uma instituição universitária, e indica que os modelos teóricos são insuficientes para explicar uma realidade fragmentada e múltipla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria de Castro Almeida, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2013-04-10

Como Citar

Castro Almeida, C. M. de. (2013). Concepções e práticas de artistas plásticos professores universitários. Revista Trama Interdisciplinar, 3(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/5415

Edição

Seção

Dossiê