Governando professores, reformando o ensino: o autoritarismo da década de 1930 na educação paulista

Autores

  • Cecilia Hanna Mate Universidade de São Paulo

Resumo

O artigo discute o papel das revistas de educação publicadas pela Diretoria da Instrução Pública de São Paulo, de 1930 a 1933, na construção de um sistema de educação centralizador e autoritário. Situando a escola como instituição historicamente produzida, procuro problematizá-la a partir do estudo dessas revistas que então circulavam em São Paulo, tomando-as como prática discursiva de construção e legitimação da reforma do ensino do qual era parte. Desse modo, procuro destacá-las como um dos dispositivos de governo de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Como Citar

Mate, C. H. (2011). Governando professores, reformando o ensino: o autoritarismo da década de 1930 na educação paulista. Revista Trama Interdisciplinar, 2(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3967

Edição

Seção

Dossiê