Governando professores, reformando o ensino: o autoritarismo da década de 1930 na educação paulista
Resumo
O artigo discute o papel das revistas de educação publicadas pela Diretoria da Instrução Pública de São Paulo, de 1930 a 1933, na construção de um sistema de educação centralizador e autoritário. Situando a escola como instituição historicamente produzida, procuro problematizá-la a partir do estudo dessas revistas que então circulavam em São Paulo, tomando-as como prática discursiva de construção e legitimação da reforma do ensino do qual era parte. Desse modo, procuro destacá-las como um dos dispositivos de governo de professores.Downloads
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Publicado
2011-12-21
Como Citar
Mate, C. H. (2011). Governando professores, reformando o ensino: o autoritarismo da década de 1930 na educação paulista. Revista Trama Interdisciplinar, 2(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3967
Edição
Seção
Dossiê
Licença
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