A narrativa de Deus na sociedade pós-tudo: a estratégia irônica de Kierkegaard
Resumo
Após o primeiro milênio, toda a Europa estava conquistada para o cristianismo. Cristandade era sinônimo de civilização ocidental, sucedia ao Império Romano. Esse estado de coisas não resistiu outros mil anos. Em meados do século XIX, o pensador dinamarquês Søren Kierkegaard percebe que há algo de podre no reino da Dinamarca, e não só ali. Apesar da síntese de cristianismo e sistema filosófico, de cristandade e cultura, de Goethe e Hegel, algo não convence. O novo paganismo impera, sob a fachada sagrada da cristandade. Se Nietzsche vai acabar com a metafísica, Kierkegaard já pressente o final da cristandade. A metáfora do “exumar” se aplica à tarefa de Kierkegaard, mas: o que pode querer dizer “exumar os conceitos do cristianismo”? Significa dizer que sua missão não consistiu em “pregar o cristianismo” nem em inventar alguma nova doutrina religiosa, tampouco numa reconstrução filosófica do cristianismo, mas antes, consistiu em reencontrar e desenterrar aqueles conceitos em sua originalidade/primitividade, e em trazer à luz do dia aspectos essenciais dos conceitos fundamentais do cristianismo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-21
Como Citar
Valls, A. L. M. (2011). A narrativa de Deus na sociedade pós-tudo: a estratégia irônica de Kierkegaard. Revista Trama Interdisciplinar, 2(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3964
Edição
Seção
Ensaio
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.