Improvisação – das origens à linguagem teatral: princípios de práticas contemporâneas

Autores

  • Jorge Wilson Conceição Mackenzie

Resumo

Este artigo apresenta um percurso da improvisação que culmina em seu lugar de destaque em práticas contemporâneas de teatro. Nesse processo, enfocamos os principais acontecimentos que promoveram mudanças no pensar e fazer teatro de suas épocas. Abordamos os experimentos de Jaques Copeau, com jogos e sua busca por um teatro vivo, aos moldes da commedia dell’arte, bem como sua influência em autores importantes, entre eles Viola Spolin. Outro ponto importante do trabalho é a apresentação de grupos brasileiros que vêm desenvolvendo propostas de espetáculo de improvisação e a partir daí passamos a apresentar o estudo de princípios da improvisação teatral que determinam essa nova estética e o trabalho do ator-jogador. Além disso, abordamos também o papel da plateia no processo de renovação teatral. Ao tratarmos do jogo de improvisação e de seus princípios, traremos as falas de duas especialistas em jogo de improvisação que contribuem com esta discussão com seus relatos de experiência e estudos sobre espetáculo de improvisação.

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Publicado

2011-02-22

Como Citar

Conceição, J. W. (2011). Improvisação – das origens à linguagem teatral: princípios de práticas contemporâneas. Revista Trama Interdisciplinar, 1(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/3121

Edição

Seção

Artigos