A mediação de museus de arte na formação de professores
The mediation of art museums in theacher education
Palavras-chave:
Arte. Formação de Professores. Educação. Museus. Mediação.Resumo
Este artigo objetiva discutir como a formação do professor de artes pode contribuir para o debate acerca da acessibilidade à arte. Parte da problemática relacionada à baixa assiduidade do cidadão aos espaços expositivos e à falta de valorização de acervos de arte e do trabalho artístico na sociedade (BORDIUEU, 2007) para refletir sobre a formação do professor para a educação estética. Desta forma, questiona a frequência com que professores de artes acessam aos espaços expositivos e como esses medeiam a formação humana. Recorre ao conceito de mediação (MARX,1996) para aproximar a educação, os museus e o ensino da arte. A pesquisa analisou dados produzidos pelo Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Artes Brasil e Argentina e em dois espaços expositivos, que promovem formações com professores de Arte. Os resultados do presente estudo indicam que os professores e as instituições educativas têm importante papel na formação estética do cidadão. Destaca os museus e galerias de arte, enquanto espaços de mediação, e enfatiza a experiência dos professores de arte como dimensões fundamentais à formação humana, como à valorização da arte na sociedade.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Vol.1. 11ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
BOURDIEU, Pierre. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp, 2007; Porto Alegre: Zouk, 2007.
IBRAM, INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 5 DE ABRIL DE 2021. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Instrucao-Normativa-n2-de-5-de-abril-de-2021.pdf. Acesso em 22.06.2023.
IBRAM, Resultados FVA 2020. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/ibram-divulga-resultado-do-formulario-de-visitacao-anual-2020/ResultadodoFVA2020.pdf. Acesso em 22.06.2023.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Tradução: Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Livro 1, v.1, t.1.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005. 128 p
OFPEA/BRAARG. Pesquisa nacional do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino das Artes -Brasil Argentina, no prelo.
REIS, Leandro. Gaeu abre exposição que destaca obras de mulheres do acervo da UFES. Disponível em: <https://www.ufes.br/conteudo/gaeu-abre-exposicao-que-destaca-obras-de-mulheres-do-acervo-da-ufes> acesso em 15.06.2023
VÁZQUEZ, A. S. As ideias estéticas de Marx. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
VIGOTSKI, L.S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gerda Margit Schütz-Foerste, Sonia Maria de Oliveira Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.