SURVEY ON YOUTH AND ADULT EDUCATION IN TENENTE PORTELA, RS

Survey on youth and education in Tenente Portela, in Rio Grande do Sul

Authors

  • Carolina Trentin University of Florida
  • Lidia Paula Trentin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Keywords:

Education; Youth and Adult Education; Lieutenant Portela, Rio Grande do Sul.

Abstract

Youth and Adult Education (EJA) is a form of basic education that aims to offer quality education, in line with the context and the characteristics of the students. In view of the above, the present study aims to carry out a survey of the history of EJA in the municipality of Tenente Portela, Rio Grande do Sul, as well as the demand for and engagement of students in this type of teaching. To carry out the research, a documentary analysis was carried out of the “Partial School Regulations for Elementary and Secondary Education in the Youth and Adult Education Modality” and the “Pedagogical Political Project” of the State School of Basic Education Professor Cléia Salete Dalberto and, also , in-depth interviews with teachers who work in this type of teaching at the aforementioned School, the only one that offers EJA in the municipality. From the research, it was found that most students are also workers. Furthermore, a concern was identified on the part of teachers not only in relation to EJA, but to education in general, since students are increasingly less interested, participative and engaged in the classroom.

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Author Biographies

Carolina Trentin, University of Florida

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Maria campus de Frederico Westphalen, mestre em Fitotecnia, com área de concentração em Sistemas de Produção Vegetal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Agronomia, com ênfase em produção vegetal, pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente trabalha na University of Florida, como postdoctoral Associate, utilizando machine learning e inteligência artificial para a predição de variáveis de interesse nas culturas de citrus, hortaliças e cana-de-açúcar. Trabalha com sensores de vegetação e nutrição de plantas, com enfoque nas culturas da soja, trigo e cevada.

Lidia Paula Trentin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Jornalista na Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville. Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (com bolsa Capes/Prosup). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Jornalista (0012811/PR) pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen. Formada no curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul / Campus Sertão. Com experiência na área de Comunicação, Jornalismo (Radiojornalismo, Jornalismo Impresso, Telejornalismo e Jornalismo Digital), Pesquisa de Opinião Pública, Assessoria de Imprensa. Tem interesse em Rádio, Radiojornalismo, Rádio na Internet, Mídias na Educação, Telejornalismo, Comunicação Rural, Jornalismo Impresso, Mídias e Convergência Tecnológica, Jornalismo Digital, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Educação Profissional. 

Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unip e EPSIBA/Argentina), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Escola de Humanidades da PUCRS. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Foi Diretora de Ensino e Diretora de Desenvolvimento Institucional no IFRS Campus Porto Alegre. É líder do grupo de pesquisa "Educação, lnovação e Trabalho", e suas investigações se centram majoritariamente nas seguintes linhas de pesquisa: "Estudos em políticas e práticas da Educação" e "Práxis educativa na sociedade digital" . Como professora, pesquisadora, extensionista e palestrante, tem experiência e produção científica na área da Educação, Psicologia da Aprendizagem e Psicopedagogia Clínica e Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos como ferramentas educacionais sociais aplicadas a diferentes contextos, atuação psicopedagógica clínica e institucional na sociedade digital, Pedagogia Transmedia Storytelling e Aprendizagem como processo central de transformação pessoal. É co criadora do projeto educativo Elas em Nós (Youtube e Instagram). É membro da International Society of The Learning Sciences e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Realiza Estágio Pós-doutoral em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

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Published

2025-03-18

How to Cite

Trentin, C., Trentin, L. P., Villarroel, M. A. C. U., & Castaman, A. S. (2025). SURVEY ON YOUTH AND ADULT EDUCATION IN TENENTE PORTELA, RS: Survey on youth and education in Tenente Portela, in Rio Grande do Sul. Revista Trama Interdisciplinar, 15(2), 173–189. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16987