Levantamento sobre a educação de jovens e adultos em Tenente Portela, RS

Survey on youth and education in Tenente Portela, in Rio Grande do Sul

Autores

  • Carolina Trentin University of Florida
  • Lidia Paula Trentin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação; Educação de Jovens e Adultos; Tenente Portela, Rio Grande do Sul.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se como uma modalidade da educação básica que visa a ofertar educação com qualidade, em consonância ao contexto, às características dos estudantes. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento do histórico da EJA no município de Tenente Portela, Rio Grande do Sul, bem como da procura e do engajamento dos estudantes nessa modalidade de ensino. Para a realização da pesquisa foi realizada uma análise documental do “Regimento Escolar Parcial do Ensino Fundamental e Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos” e do “Projeto Político Pedagógico” da Escola Estadual de Educação Básica Professora Cléia Salete Dalberto e, também, entrevistas em profundidade com professores que trabalham nessa modalidade de ensino na referida Escola, única que oferece EJA no município. A partir da pesquisa, verificou-se a maior parte dos estudantes são também trabalhadores. Ainda, identificou-se uma preocupação por parte dos professores não somente em relação à EJA, mas à educação de maneira geral, uma vez que os estudantes estão cada vez menos interessados, participativos e engajados em sala de aula.

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Biografia do Autor

Carolina Trentin, University of Florida

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Santa Maria campus de Frederico Westphalen, mestre em Fitotecnia, com área de concentração em Sistemas de Produção Vegetal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Agronomia, com ênfase em produção vegetal, pela Universidade de Passo Fundo. Atualmente trabalha na University of Florida, como postdoctoral Associate, utilizando machine learning e inteligência artificial para a predição de variáveis de interesse nas culturas de citrus, hortaliças e cana-de-açúcar. Trabalha com sensores de vegetação e nutrição de plantas, com enfoque nas culturas da soja, trigo e cevada.

Lidia Paula Trentin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Jornalista na Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville. Doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (com bolsa Capes/Prosup). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Jornalista (0012811/PR) pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen. Formada no curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul / Campus Sertão. Com experiência na área de Comunicação, Jornalismo (Radiojornalismo, Jornalismo Impresso, Telejornalismo e Jornalismo Digital), Pesquisa de Opinião Pública, Assessoria de Imprensa. Tem interesse em Rádio, Radiojornalismo, Rádio na Internet, Mídias na Educação, Telejornalismo, Comunicação Rural, Jornalismo Impresso, Mídias e Convergência Tecnológica, Jornalismo Digital, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Educação Profissional. 

Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Unip e EPSIBA/Argentina), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Escola de Humanidades da PUCRS. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Foi Diretora de Ensino e Diretora de Desenvolvimento Institucional no IFRS Campus Porto Alegre. É líder do grupo de pesquisa "Educação, lnovação e Trabalho", e suas investigações se centram majoritariamente nas seguintes linhas de pesquisa: "Estudos em políticas e práticas da Educação" e "Práxis educativa na sociedade digital" . Como professora, pesquisadora, extensionista e palestrante, tem experiência e produção científica na área da Educação, Psicologia da Aprendizagem e Psicopedagogia Clínica e Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos como ferramentas educacionais sociais aplicadas a diferentes contextos, atuação psicopedagógica clínica e institucional na sociedade digital, Pedagogia Transmedia Storytelling e Aprendizagem como processo central de transformação pessoal. É co criadora do projeto educativo Elas em Nós (Youtube e Instagram). É membro da International Society of The Learning Sciences e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). 

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Realiza Estágio Pós-doutoral em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

Referências

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Trentin, C., Trentin, L. P., Villarroel, M. A. C. U., & Castaman, A. S. (2025). Levantamento sobre a educação de jovens e adultos em Tenente Portela, RS: Survey on youth and education in Tenente Portela, in Rio Grande do Sul. Revista Trama Interdisciplinar, 15(2), 173–189. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16987