A educação inclusiva questiona o Programa Ensino Integral-PEI
Inclusive education questions the Full-time Teaching Program-FTP
Palavras-chave:
Ensino Integral, Educação Especial, Educação Inclusiva, Ensino Colaborativo, Escola Pública.Resumo
Este artigo apresenta um questionamento à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, SEDUC-SP, especificamente relacionado à concepção de Educação Inclusiva no bojo do Programa Ensino Integral, PEI, sob sua responsabilidade. O texto desenvolvido problematiza o modo como a articulação entre Educação Especial e Educação Inclusiva tem sido abordada no processo de consolidação e expansão das escolas de tempo integral no âmbito da SEDUC-SP. Metodologicamente, analisamos a documentação relacionada ao tema produzida pela própria SEDUC-SP e que foi complementada ao longo de quatro governos estaduais responsáveis pela implantação, ampliação e ajustes ainda em curso no Programa Ensino Integral, PEI. Analisamos também as bases normativas da Educação Especial da SEDUC-SP no mesmo período, objetivando entender como o processo tentou articular as dinâmicas de ampliação das jornadas escolares especificamente com a perspectiva inclusiva. Estrategicamente tomamos como ponto de partida para organizar nosso trabalho analítico um questionamento que foi formulado por uma mãe de aluno diagnosticado com TEA matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental II e no Atendimento Educacional Especializado de uma escola pública de grande porte vinculada à SEDUC-SP, manifestação anotada em caderno de campo de pesquisa etnográfica. Nas considerações finais apresentamos uma crítica ao modo como a articulação entre Educação Especial e Educação Inclusiva tem sido encaminhada, corroborando o questionamento apresentado pela mãe do aluno.
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