Intertextualidade e interatividade; usos nos processos criativos
Intertextuality and interactivity: uses in creative processes
Palavras-chave:
poéticas contemporâneas, linguagem audiovisual, linguagem musical, intertextualidade, interatividadeResumo
A pesquisa delineada neste texto, de maneira sucinta, surge do desejo das autoras em discorrer questões envolvendo processos criativos em diferentes linguagens, abarcando a interação, a interatividade e a intertextualidade no contexto contemporâneo, com recorte em torno das linguagens audiovisual e musical. O objetivo é discorrer sobre tais conceitos e verificar como eles contribuem para o processo criativo e a geração de sentidos em obras audiovisuais e musicais contemporâneas, sendo estruturado em quatro partes: 1) Intertextualidade e originalidade em expressões de linguagem artística; 2) A autoria na sociedade contemporânea; 3) Kaiyô: processos de criação e intertextualidade na postopera Cartas para Yataro; e 4) Interatividade e geração de sentidos no vídeo Ocê qué brinca na FEB? Foi utilizada metodologia qualitativa e interdisciplinar, trazendo contribuições da Semiótica, da Musicologia e dos Estudos Culturais, bem como das áreas da Comunicação e da Teoria Literária. Este artigo se justifica na medida em que conceitos pós-estruturalistas, embebidos de marxismo, relacionam o consumismo capitalista com o universo dos signos, revelando o fetichismo da mercadoria na lógica capitalista o que tem tornado as discussões das ideias sobre interação, e também sobre intertextualidade, mais complexas e, portanto, requer reflexões e reconsiderações frequentes, em razão dos múltiplos sentidos que daí advém. Diante do exposto conclui-se que tanto a intertextualidade como a interatividade se apresentam cada vez mais como ferramentas profícuas para fomentar as poéticas contemporâneas, salientando-se, desta forma, a necessidade da academia se debruçar mais sobre estes aspectos do fazer criativo.
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