O quadrinho inacabado de Júlio Shimamoto

The unfinished comic by Julio Shimamoto

Autores

  • Alberto Pessoa Universidade Federal Pernambuco
  • Isaac Newton Dantas da Costa Luz Universidade Federal da Paraíba
  • Fernando de Paiva Ferreira Junior Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

crítica do processo, história em quadrinhos, fantástico, terror, Júlio Shimamoto

Resumo

O objetivo do artigo é refletir acerca das marcas do processo criativo de Júlio Shimamoto, com base nos estudos da Crítica do Processo. Shimamoto, começa a publicar em 1957 e possui em sua obra a experimentação de técnicas, narrativas e literacia visual, o que o torna um quadrinista de fronteira com diversas outras expressões artísticas. Acompanhamos o autor de histórias em quadrinhos com uma série de e-mails (2019 - 2023), recebemos seus originais para análise por intermédio do próprio autor e por fim, adquirimos uma grande parte da sua obra publicada por editoras comerciais para termos uma base cronológica de publicação. Neste artigo propomos a análise do quadrinho “Sansão”, com base nos manuscritos de produção e comentários do autor. A história em quadrinhos escolhida se deve ao fato de ser uma das mais recentes do autor de 84 anos e que apresenta uma crítica do processo comentada pelo próprio autor, que, agregado à nossa pesquisa de sua obra, nos ajuda a entender este processo contínuo e inacabado de formação de um autor, que mesmo em um país com poucas políticas culturais de incentivo às histórias em quadrinhos conseguiu se desenvolver e criar uma poética visual fundamental para as outras gerações de quadrinistas, principalmente para o gênero fantástico, com ênfase no terror. Deste modo, o percurso do texto compreende breve conceitualização da Crítica do Processo, introdução ao artista Shimamoto e análise técnica e conceitual de seu quadrinho “Sansão”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Pessoa, Universidade Federal Pernambuco

Professor da Pós Graduação em Comunicação e graduação em Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba

Isaac Newton Dantas da Costa Luz, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós Garduação Associado em Artes Visuais UFPB|UFPE

Fernando de Paiva Ferreira Junior, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós Graduação Associado em Artes Visuais UFPB|UFPE

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, Crisálida, 2017, p. 40-51.

CHAVES, Dario. Julio Shimamoto. O Samurai do Traço. São Paulo: Editora Criativo, 2020

FERRER, Daniel. Logiques du brouillon: Modèles pour une critique génétique. Paris, Seuil, 2011.

LUCCHETTI, Marco Aurélio. Lucchetti & Rosso: Dois Inovadores dos Quadrinhos de Horror. Dissertação de Mestrado apresentada na ECA - USP. São Paulo, 1993.

MCCLOUD, Scott. Reinventing Comics: how imagination and technology are revolutionizing an art form. USA: William Morrow & Company, 2000.

MARGETTS, Martina. Action Not Words. IN: CHARNY, Daniel (ed.). Power of Making: The importance of being skilled. London: V&A Publishing, 2011

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, Vozes, 2014

SALLES, Cecília Almeida. Redes da Criação. Construção da obra de arte. Vinhedo, Editora Horizonte, 2006

____________________. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Intermeios, 2011

_____________________. Processos de criação em grupo: Diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017

SHIMAMOTO, Júlio. Depoimento cedido ao Autor. João Pessoa, 2021. No prelo.

TUAN, Yi-Fu. Paisagens do Medo. São Paulo: Editora Unesp, 2005

WILLEMART, Philippe. Crítica Genética e psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2005

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Pessoa, A., Luz, I. . N. D. da C., & Junior, F. de P. F. (2024). O quadrinho inacabado de Júlio Shimamoto: The unfinished comic by Julio Shimamoto. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 158–177. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16162