O quadrinho inacabado de Júlio Shimamoto
The unfinished comic by Julio Shimamoto
Palavras-chave:
crítica do processo, história em quadrinhos, fantástico, terror, Júlio ShimamotoResumo
O objetivo do artigo é refletir acerca das marcas do processo criativo de Júlio Shimamoto, com base nos estudos da Crítica do Processo. Shimamoto, começa a publicar em 1957 e possui em sua obra a experimentação de técnicas, narrativas e literacia visual, o que o torna um quadrinista de fronteira com diversas outras expressões artísticas. Acompanhamos o autor de histórias em quadrinhos com uma série de e-mails (2019 - 2023), recebemos seus originais para análise por intermédio do próprio autor e por fim, adquirimos uma grande parte da sua obra publicada por editoras comerciais para termos uma base cronológica de publicação. Neste artigo propomos a análise do quadrinho “Sansão”, com base nos manuscritos de produção e comentários do autor. A história em quadrinhos escolhida se deve ao fato de ser uma das mais recentes do autor de 84 anos e que apresenta uma crítica do processo comentada pelo próprio autor, que, agregado à nossa pesquisa de sua obra, nos ajuda a entender este processo contínuo e inacabado de formação de um autor, que mesmo em um país com poucas políticas culturais de incentivo às histórias em quadrinhos conseguiu se desenvolver e criar uma poética visual fundamental para as outras gerações de quadrinistas, principalmente para o gênero fantástico, com ênfase no terror. Deste modo, o percurso do texto compreende breve conceitualização da Crítica do Processo, introdução ao artista Shimamoto e análise técnica e conceitual de seu quadrinho “Sansão”.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica Editora, Crisálida, 2017, p. 40-51.
CHAVES, Dario. Julio Shimamoto. O Samurai do Traço. São Paulo: Editora Criativo, 2020
FERRER, Daniel. Logiques du brouillon: Modèles pour une critique génétique. Paris, Seuil, 2011.
LUCCHETTI, Marco Aurélio. Lucchetti & Rosso: Dois Inovadores dos Quadrinhos de Horror. Dissertação de Mestrado apresentada na ECA - USP. São Paulo, 1993.
MCCLOUD, Scott. Reinventing Comics: how imagination and technology are revolutionizing an art form. USA: William Morrow & Company, 2000.
MARGETTS, Martina. Action Not Words. IN: CHARNY, Daniel (ed.). Power of Making: The importance of being skilled. London: V&A Publishing, 2011
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis, Vozes, 2014
SALLES, Cecília Almeida. Redes da Criação. Construção da obra de arte. Vinhedo, Editora Horizonte, 2006
____________________. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Intermeios, 2011
_____________________. Processos de criação em grupo: Diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017
SHIMAMOTO, Júlio. Depoimento cedido ao Autor. João Pessoa, 2021. No prelo.
TUAN, Yi-Fu. Paisagens do Medo. São Paulo: Editora Unesp, 2005
WILLEMART, Philippe. Crítica Genética e psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alberto Ricardo Pessoa, Isaac Newton Dantas da Costa Luz, Fernando de Paiva Ferreira Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.