Educação e Música: um olhar sobre a implantação do protestantismo no Norte de Minas Gerais (1908-1962)
Education and music: a look at the implantation of protestantism in the north of Mina Gerais (1908-1962)
Palavras-chave:
Educação, Hist´ória, Música, Protestantismo, Norte de MinasResumo
Este trabalho teve como mote a Educação por meio da música, focando o olhar sobre o movimento de implantação do protestantismo no norte de Minas Gerais, no período de 1908, quando efetivamente iniciaram as atividades protestantes na região, a 1962, quando a implantação foi considerada consolidada com a organização do Presbitério Norte de Minas. A Música, marcada por diferentes ritmos, orquestrada por diversos instrumentos e compartilhada por várias vozes enseja variados processos de aprendizagem, sendo o religioso um deles. Nesse artigo, o objetivo é analisar a importância da música para a implantação e consolidação do Protestantismo no Norte de Minas Gerais. A plataforma teórica foi construída por meio de pesquisa bibliográfica, tendo autores como Buriti e Barros (2016), Burke (2010), Costa (2011), Duarte (2011), Durant (1999), Figueiredo (2002, 2011), Mendonça (2017), Modulo (2006) e Van Til (2010) como referências. Também foram utilizadas fontes primárias, orais e documentais, que permitiram a análise do objeto proposto. É possível concluir que a música foi um recurso de fundamental importância para a execução do projeto de reforma religiosa empreendido pela referida denominação protestante no Norte de Minas.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Dogmatismo e tolerância. São Paulo: Paulinas, 1982
ANTONIAZZI, Alberto, FRESTON, Paul et al. Nem anjos nem Demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008 que trata da obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília: MEC, 2008.
Burke, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010
COSTA, Hermisten Maia Pereira da. O Protestantismo e a Palavra Impressa: Ensaios Introdutórios. IN: Ciências da Religião – História e Sociedade. Volume 7, N. 2, São Paulo: 2009
COSTA, Yuri Coutinho Ismael da. Marxismo e educação musical: primeiras aproximações. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 5, 2011, Florianópolis. Anais. Florianópolis, 2011
CRESPIN, Jean. A Tragédia da Guanabara: A história dos pioneiros mártires do cristianismo no Brasil. São Paulo: Cultura Cristã, 2007
CHARTIER, Roger. As práticas da escrita. In: ARIÉS, Philippe; DUBY, Georges. História da Vida Privada. Vol. 3. Porto: Afrontamento, 1990.
DOLGHIE, Jacqueline Z. Um estudo sobre a formação da hinódia protestante brasileira. Instituto Âncora de Ensino: Revista Digital de Estudos em Religião,2006. Disponível em:
http://www.revistaancora.com.br/revista_1/hinodia.pdf Acesso 09 abr. 2020.
DUARTE, Milton Joeri Fernandes. A música e a construção do conhecimento histórico em aula. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2011. Disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-144004/ptbr. Acessado em: 03/04/2020.
DURAND, Gilbert. O Imaginário. Rio de Janeiro: Difel, 1999
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A Educação Musical e os Novos Tempos da Educação Brasileira. Revista Nupeart. Florianópolis, v. 1, UDESC, 2002, p.43-58.
_____. Educação Musical Escolar. Salto Para o Futuro. Ano XXI. Boletim 08. Jun. 2011.
GRAFF, Harvey J. Os labirintos da alfabetização: reflexões sobre o passado e o presente da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994
LEONARD, Émile. O Protestantismo Brasileiro. 2. ed. São Paulo e Rio de Janeiro: ASTE/JUERP, 1981
MATEIRO, Teresa da Assunção Novo. Educação musical nas escolas brasileiras: retrospectiva histórica e tendências pedagógicas atuais. Revista Arte-Online, v.3, mar./ago. 2000.
MATOS, Alderi de Souza. Breve História do Protestantismo no Brasil. In: Vox Faifae. V. 3, N. 1. São Paulo: FASSEB, 2011
MEIRA, José Normando Gonçalves. Cosmovisão das Religiões: Reforma e Contrarreforma. Montes Claros: UNIMONTES, 2015
______________. A Implantação do Presbiterianismo no Norte de Minas (1910-1962). In: HORÁCIO, Heiberle Hirsgberg. Dinâmicas Religiosas no Norte de Minas e Reflexões Concernentes. Montes Claros: UNIMONTES, 2018
MENDONÇA, Joêzer (org.). O Som da Reforma: A música no tempo dos primeiros protestantes. Curitiba-PR: CRV, 2017
MÓDOLO, Parcival. A música no culto protestante: convergências entre as ideias de Martinho Lutero e João Calvino. São Paulo: Mackenzie 2006 (Dissertação de Mestrado)
PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. In: Revista de Antropologia. São Paulo, v. 44, no 01, p. 221-286. 2001.
RIBAS, Maria Aparecida de A. Barreto. Da murta ao mármore: o poder cristalizador da leitura. In: X Jornada HISTEDBR. Campinas-SP: 2011
RIBEIRO, Boanerges. Protestantismo no Brasil Monárquico. São Paulo:
SCHALKWIJK, Francisco Leonardo. Índios Evangélicos no Brasil Holandês. In: Fides Reformata. V. 2, N. 1. São Paulo: Mackenzie, 1997
SILVA, Sandra Cristina da. Disseminando a Palavra, Imprimindo o Caráter: Os impressos confessionais presbiterianos como espaço educativo. In: VIEIRA, Cesar Romero Amaral; NASCIMENTO, Ester Fraga Villas-Boas Carvalho do (Orgs). Contribuições do Protestantismo para a História da Educação no Brasil e em Portugal. Piracicaba-SP: UNIMEP, 2016
SILVA, Tiago Silveira da. Álvaro Reis e o Projeto de Missões Urbanas pelo Esforço Leigo na Cidade do Rio de Janeiro. São Paulo: Mackenzie, 2014 (Dissertação de Mestrado)
SUBTIL, Maria José Dozza. Reflexões sobre ensino de arte: recortes históricos sobre políticas e concepções. In: Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n.41, p. 241-254, mar. 2011.
VAN TIL, Henry R. O Conceito Calvinista de Cultura. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2010
WARDE, Mirian Jorge Warde. Americanismo e Educação: Um ensaio no espelho. In: São Paulo Perspectiva. vol.14 no.2, 2000
WEBER, Max. Os fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp, 1995
Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/QX9hn4Ya32DR0.pdf Acesso em: 03/04/2020.
____________ A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Normando Gonçalves Meira, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.