Memória e montagem em um projeto de quadrinhos

Memory and montage in a comic project

Autores

  • Carlos Felipe Luvizotto Universidade Anhembi Morumbi
  • Gisela Belluzo de Campos Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

história em quadrinhos, montagem, memória, representação, processo construtivo

Resumo

Este artigo apresenta o processo de construção de uma história em quadrinhos que narra um acontecimento histórico na cidade de Cerquilho, interior de São Paulo, utilizando conceitos de montagem cinematográfica. O projeto leva em consideração a premissa de que a rememoração presume uma montagem mental e de que a história é a partilha de memórias que foram definidas como dignas de serem registradas. A partir de registros textuais e fotográficos e da percepção e memória de um dos autores, a pesquisa levantou a hipótese de que a montagem de diferentes tipos de registros em uma linha do tempo poderia acrescentar diferentes pontos de vista à história oficial. Para isso, foram definidos e apresentados conceitos de memória e rememoração e de montagem bem como o processo construtivo da história em quadrinhos.

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Biografia do Autor

Carlos Felipe Luvizotto, Universidade Anhembi Morumbi

Professor nas áreas de design, artes visuais e comunicação no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). Doutorando em Design na UAM (Universidade Anhembi Morumbi), investigando relações de tempo e espaço em linguagens gráficas narrativas. Mestre em design pela UAM (Universidade Anhembi Morumbi), atuando na linha de pesquisa Design: Meios Interativos e Emergentes. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006) e Pós-Graduação lato sensu em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2011). Atua desde 2001 na área de design gráfico desenvolvendo projetos ligados a embalagem, comunicação visual, ilustração, direção de arte e história em quadrinhos.

Gisela Belluzo de Campos, Universidade Anhembi Morumbi

Pesquisadora e professora titular do Programa de Pós-Graduação (Doutorado e Mestrado) em Design da Universidade Anhembi-Morumbi atuando na linha de pesquisa Design, meios interativos e emergentes. Doutora em Comunicação e Semiótica (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com formação complementar na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França; mestre em Comunicação e Semiótica (1993) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em Artes Plásticas (1980) pela Fundação Armando Álvares Penteado. Realizou pesquisa de Pós - Doutorado em Design Gráfico (2010) na Universidade de Buenos Aires. Lidera o Grupo de Pesquisa Design gráfico contemporâneo: linguagens e interfaces (Diretório de grupos de pesquisa CNPQ). Desenvolve pesquisa nas áreas de Artes Visuais e Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: design e linguagem gráfica na inter-relação entre produtos, suportes e meios; arte moderna e arte contemporânea: inter-relação entre discursos teóricos, processos e procedimentos.

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

Luvizotto, C. F., & Campos, G. B. de. (2024). Memória e montagem em um projeto de quadrinhos : Memory and montage in a comic project. Revista Trama Interdisciplinar, 15(1), 178–192. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/16148